Aldeia Velha aprende técnicas sobre como ensinar brincando

Ação oferece alternativas de conscientização a educadores e agentes de saúde

Redação RADAR 64, com informações da Comunicação SESAI
Publicado em 22/11/2018 às 20h59
Foto: Ação oferece alternativas de conscientização a educadores e agentes de saúde  
No total, 46 profissionais receberam certificado, depois de dois dias de capacitação

TEXTO SEGUE DEPOIS DA PUBLICIDADE
PORTO SEGURO - Mais que receber próteses feitas em um dia, os indígenas da reserva Pataxó Aldeia Velha, em Arraial d'Ajuda, Porto Seguro, ganharam mais um motivo para sorrir: o projeto “Aprender brincando sobre saúde bucal”, uma parceria entre a Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), a Faculdade de Medicina e Odontologia São Leopoldo Mandic e o DSEI Bahia.

TEXTO SEGUE DEPOIS DA PUBLICIDADE

O maior objetivo da atividade foi apresentar a professores, auxiliares de ensino, Agentes Indígenas de Saúde (AIS), Agentes Indígenas de Saneamento (AISAN) e auxiliares de saúde bucal um leque de opções para elaborar e executar ações de saúde bucal de forma lúdica. No total, 46 profissionais receberam certificado, depois de dois dias de capacitação, o que totalizou 16 horas. Nessa carga horária, os participantes desenvolveram maneiras descontraídas de ensinar as crianças a manterem a higiene da boca, como jogos e brincadeiras.

A professora Flávia Martão Flório, responsável pelo projeto na Aldeia Velha, avalia como positivo o saldo final da oficina: “A receptividade do povo Pataxó, o interesse dos participantes da oficina e também o dom artístico que mostraram ao confeccionar, em tão pouco tempo, os ecojogos e ecoobjetos proporcionados me faz acreditar que o projeto ‘Aprender brincando sobre saúde bucal’ foi um sucesso”, disse ela.

TEXTO SEGUE DEPOIS DO ANÚNCIO
Um dos recursos pedagógicos utilizados foi uma mascote, o personagem Toxôhã, o “dente de guerreiro” que é o porta-voz do projeto “Aprender brincando sobre saúde bucal”. E quem participou gostou do que viu, como diz a indígena Tshaká Pataxó: “Só temos a agradecer a todos os professores, dentistas e cada um que deixou sua família para vir trazer um sorriso novo para o nosso povo”.

SIGA O RADAR 64

RADAR 64© - Todos os direitos reservados 2007 - 2018