Publicado em 25/02/2012 às 01h19, atualizado 27/02/2012 às 10h29

Wagner sugere compensar índios por área ocupada

Por leonel Rocha/Época

Foto: Joa Souza | A Tarde 
Dezenas de propriedades são ocupadas em Itaju de Colônia
SALVADOR - O governador da Bahia, Jaques Wagner, propõe que a reserva indígena reivindicada pelos Pataxós no Sul da Bahia seja deslocada da área original e demarcada em outro local, na mesma região, como forma de reparação pela ocupação das terras por fazendeiros e pelo surgimento das cidades. “Os índios serão compensados com equipamentos públicos como escolas, posto de saúde, estradas e equipamentos agrícolas”, sugere o governador. 

Os índios já ocupam oficialmente 13 mil hectares, mas reivindicam a demarcação de 54 mil. O conflito entre descendentes dos índios, fazendeiros e moradores de cidades como Itajú do Colônia e Pau Brasil, próximas a Porto Seguro, se agravou durante o carnaval. 

Mais de 50 fazendas foram invadidas e os comerciantes fecharam as portas por falta de segurança. Wagner aumentou o efetivo da PM na região e pediu ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, reforço das equipes da Polícia Federal e intermediação da Fundação Nacional do Índio (FUNAI).

 

 
AVISO: O conteúdo de cada comentário nesta página é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RADAR64 2007 - 2014

Notícias Relacionadas

Mensagem enviada com sucesso!

Sua mensagem foi enviada ao RADAR 64 e responderemos a ela o mais breve possível.

O RADAR 64 agradece o contato,

Logo RADAR64

Caro visitante,

Nós do RADAR 64, disponibilizamos este canal de comunicação direto entre você e a nossa redação para atendê-lo da melhor forma possível.

Suas dúvidas, críticas e sugestões são elementos importantes para o aperfeiçoamento e qualidade do nosso portal de notícias.

Preencha o formulário desta página ou entre em contato através das opções descritas abaixo.