Eunápolis: Associação faz coleta de óleo usado para transformar em sabão

Cada litro de óleo de cozinha descartado de forma incorreta contamina um milhão de litros de água

Por Eduarda Toralles / RADAR 64
Publicado em 19/03/2017 às 22h42
Foto: RADAR 64
José Carlos Filho, vice-presidente da Associação

ANÚNCIOS

EUNÁPOLIS - Decidido em desenvolver algum projeto de reciclagem, um grupo de amigos do bairro Dinah Borges, em Eunápolis, fez um levantamento e descobriu que não havia no município nenhum projeto de reaproveitamento de óleo de cozinha. Assim nasceu, em maio de 2016, a Associação Gota de Óleo, que em menos de um ano já reciclou mais de 8 mil litros do produto para produção de sabão.

Galeria de Fotos

“Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, cada litro de óleo descartado de forma incorreta contamina um milhão de litros de água. Com esse projeto estamos ajudando a comunidade a descartar o óleo de forma ambientalmente correta, evitando a contaminação do meio ambiente”, disse o vice-presidente da Associação, José Carlos Filho, lembrando ainda que o descarte do óleo no ralo da pia das casas, além de causar danos ambientais, também acaba por danificar as caixas de esgoto.

TEXTO SEGUE DEPOIS DO ANÚNCIO
ANÚNCIOS
O grupo levantou também uma informação da Associação Brasileira das Indústrias de Óleo vegetal (ABIOVE), segundo a qual, o descarte de óleo por pessoa/ano é de sete litros. “Levando em consideração que Eunápolis tem uma população de 114.275 habitantes (dados do IBGE), o descarte de óleo em um ano é de 799.925 litros. Ainda temos muito óleo para reciclar para evitar danos ambientais”, avaliou José Carlos.

Foto: RADAR 64
Em menos de um ano, associação já reciclou mais de 8 mil litros de óleo para produção de sabão

PONTOS DE COLETA - Hoje, com o apoio de bares e restaurantes da cidade, o grupo já conta com 60 pontos de coleta de óleo usado. “Além dos estabelecimentos comerciais, também temos um ponto de coleta para residências no IFBA e se ligarem para a associação iremos buscar”, ressaltou ele, informando que, a cada dois litros de óleo entregue na associação, o doador recebe uma barra sabão. A associação recolhe óleo de cozinha usado de origem vegetal, animal, azeite, óleo de dendê, gordura resultante de carnes assadas e cozidas.

José Carlos ressaltou ainda que além de garantir a coleta adequada do óleo, os estabelecimentos que colaboram com óleo recebem sabão e troca. “A cada 50 litros de óleo usado que os restaurantes nos entrega, recebem um balde de 20 litros de sabão em pasta”.

TRABALHO SOCIAL - O grupo também desenvolve um trabalho social ao destinar, mensalmente, uma quantidade de sabão a instituições sócias como a creche SOS Vida. “Realizamos também palestras em escolas públicas, orientando as crianças sobre os danos ambientais causados pelo descarte de forma errada do óleo. Esse trabalho é importante para que as crianças levem essa ideia para casa”, ressaltou José Carlos.

Foto: RADAR 64
Sabão produzido pelo grupo também é comercializado

ECONOMIA - A empresária Maria Lúcia Alves de Almeida, do restaurante Vovó Maria, é uma das que colabora com o projeto. “Antes entregávamos o óleo usado para ser misturado na lavagem dos porcos. Depois que a Gota de Óleo nos procurou, passamos a entregar a eles. Agora, além de termos a garantia de estar descartando o óleo de forma ambientalmente correta, ainda estamos fazendo uma economia na compra de sabão”, comemorou Maria Lúcia.

COMERCIALIZAÇÃO - O sabão produzido pelo grupo também é comercializado. “O valor arrecadado é utilizado na compra de mais produtos e equipamentos da associação”, esclareceu. A associação produz sabão em barra, sabão em pó, sabão triturado e sabão líquido. O produto é comercializado na sede da associação, na Rua Aruba, 60, no bairro Dinah Borges.

Quem tiver interesse em obter mais informações sobre a Associação Gota de Óleo pode entrar em contato pelo Whatsapp (73) 9 8136-9393 ou 9 8805-0484/ 3281-2705.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Eunápolis: Associação faz coleta de óleo usado para transformar em sabão

AVISO IMPORTANTE

O conteúdo que você se dispõe a ver contém imagens fortes e que podem causar choque emocional. Esse conteúdo é dirigido especificamente para pessoas maiores de idade e que, segundo a legislação aplicável, tenham preparo psicológico para acessá-lo.

Fica terminantemente proibido o acesso a esse material por aqueles que não cumpram tais requisitos.

Clicando em FORTES, você declara expressamente que é maior de idade e tem plena capacidade para acessar esse material.

Caso você não atenda a algum dos requisitos anteriormente expostos fica obrigado a clicar em LIVRES ou no BOTÃO FECHAR [X] no canto superior desta janela.