Uso de celular no volante aumenta em quatro vezes as chances de acidente

Além de perigosas, atitudes são consideradas como ‘gravíssimas’ pelo Código de Trânsito Brasileiro

Redação RADAR 64
Publicado em 24/01/2019 às 10h37

TEXTO SEGUE DEPOIS DA PUBLICIDADE
EUNÁPOLIS - Usar celular ao volante já uma das infrações mais frequentes no trânsito em cidades como Eunápolis e Porto Seguro. Um risco que aumenta em quatro vezes a chance de acidentes.

TEXTO SEGUE DEPOIS DA PUBLICIDADE

É fácil encontrar, pelas ruas e avenidas da região, motoristas falando ao celular enquanto dirigem. E o pior: tem gente que ainda manda mensagem de texto ao conduzir o carro.

Além de serem perigosas, essas atitudes são consideradas como ‘gravíssimas’ pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A infração por uso de celular ao volante pesa no bolso. São R$ 283,47, além de sete pontos anotados na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Os riscos vão além do bolso. De acordo com a inspetora Neila Cardoso, chefe do Núcleo de Policiamento e Fiscalização da Polícia Rodoviária Federal em Eunápolis, o uso de celular ao volante já é a terceira maior causa de fatalidades no trânsito do Brasil.

Foto: RADAR 64  
Para inspetor Neila, não há nada no celular que se sobreponha à segurança no trânsito

TEXTO SEGUE DEPOIS DO ANÚNCIO
Estudos internacionais indicam que manusear o celular durante a direção é tão perigoso quanto dirigir sob o efeito de álcool. Estima-se que teclar ou atender uma ligação ao volante amplia em 400 vezes a chance de provocar um acidente.

PEDESTRE - O uso de celular no trânsito também é um risco para os pedestres. É cada vez mais comum o registro de atropelamentos de pessoas que estavam distraídos com o seu smartphone no momento de atravessar uma rua ou um cruzamento.

Ler, digitar, falar e usar o fone de ouvido pode aumentar pode tirar completamente a atenção do pedestre na rua. Há estimativas que indicam um aumento em até 80% na chance de um acidente nessas circunstâncias.

SIGA O RADAR 64

RADAR 64© - Todos os direitos reservados 2007 - 2018