Publicado em 24/02/2012 às 09h35, atualizado 27/02/2012 às 08h38

Entidades vão ceder centro de educação ao município

Por Ascom/Prefeitura Guaratinga

GUARATINGA - O Centro de Educação Frei Eugênio Bonetti (CEFEBO), escola construída em Guaratinga na década de 90, pela Associação Frei Eugênio Bonetti e AssociazioneArcoiris, por elas, desde então mantida e administrada, que funcionava como creche, será cedido ao município de Guaratinga, através de contrato de comodato.

Foto: Estevão Silva/Divulgação 
Audiência no gabinete do prefeito Ademar Pinto
A decisão foi tomada na manhã desta quinta-feira (23) durante audiência realizada no gabinete do prefeito, da qual participaram representantes das duas associações, a secretária de Educação Noilda Benfica, e o prefeito Ademar Pinto. 

Na reunião, já foi apresentada e aprovada uma minuta de contrato que será redigido nos próximos dias, visando formalizar rapidamente a transferência, de forma a permitir o funcionamento do Cefebo como escola municipal ainda no mês de março.

Foto: Estevão Silva/Divulgação 
Cefebo foi cedido ao município de Guaratinga
A cessão do Cefebo deveu-se ao interesse do prefeito Ademar Pinto em implantar na cidade de Guaratinga uma escola em tempo integral e a realização desse projeto esbarrava na inexistência de um prédio do município, amplo o suficiente para abrigar todas as dependências necessárias.

O Cefebo é o mais amplo prédio escolar existente no município. Com uma área de 1.749 m2 de área construída, dispõe de seis salas de aula, biblioteca, auditório com palco, sala de professores, refeitório, lavatório com 14 pias, despensa, cozinha, banheiros e uma residência completa, totalizando22 cômodos.

“Agora vamos poder implantar uma escola em tempo integral; sempre foi minha vontade, mas, as condições econômicas do município não permitiam construir uma escola grande o suficiente;com o Cefebo, vamos poder realizar esse nosso objetivo”, comemorou o prefeito. 

A secretária de Educação, Noilda, explicou aos representantes das associações que pretende matricular 120 crianças na escola de tempo integral: “Imaginem o que representará para Guaratinga, esse número de crianças indo para a escola de manhã, e só voltando no final da tarde”, comentou.  A informação causou alegria aos representantes das associações, que fizeram comentários elogiosos.

Foto: Estevão Silva/Divulgação 
Prefeito Ademar Pinto (segundo da esquerda para a direita) recebeu representantes das entidades
Estiveram presentes à reunião, Franca Cazzani, presidenta da AssociazioneArcoiris; Marica Bertoldi, diretora da mesma associação;GuiseppeParolani, associado; Dilma Batista Santiago, ex-coordenadora do Cefebo; e Dilson Batista Santiago, o frei Dilson, ex-presidente e representante da Associação Frei Eugênio Bonetti, que serviu também de intérprete para os italianos que representam a AssociazioneArcoiris.

VALOR HISTÓRICO

Além de ter a sua importância como estabelecimento de ensino que sempre atendeu filhos de famílias das camadas mais pobres da população, o Centro de Educação Frei Eugênio Bonetti (CEFEBO) tem um valor histórico muito grande para Guaratinga.

Trata-se de um estabelecimento construído por entidades assistenciais ligadas ao frei Eugênio Bonetti, um dos frades capuchinhos que vieram de Nápolis, Itália,no ano de 1962, para o extremo sul baiano, tendo como missões, propagar a fé Católica e fundar uma circunscrição eclesiástica. Fundando, então, a Vice-Província de Caravelas.

Além da atividade pastoral, os capuchinhos tiveram um importante trabalho na região, nas áreas de educação e assistência social. Construíram escolas, centros sociais, e com a colaboração de ordens e missionárias religiosas, desempenharam notável trabalho nas áreas social e de saúde pública.

Trabalho que ainda hoje é mantido, como o das missionárias da Congregação Franciscana de Dillinger, que fundaram a Pastoral da Criança e assistem também com outras ações, centenas de famílias no município.

PUBLICIDADE
 
AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.

Newsletter RADAR 64
Receba nossas notícias por e-mail
Aceito receber e-mails do RADAR 64 e parceiros
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Você já receberá nosso próximo envio.
Clique aqui se quiser cadastrar mais um e-mail.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RADAR64 2007 - 2014

Mensagem enviada com sucesso!

Sua mensagem foi enviada ao RADAR 64 e responderemos a ela o mais breve possível.

O RADAR 64 agradece o contato,

Logo RADAR64

Caro visitante,

Nós do RADAR 64, disponibilizamos este canal de comunicação direto entre você e a nossa redação para atendê-lo da melhor forma possível.

Suas dúvidas, críticas e sugestões são elementos importantes para o aperfeiçoamento e qualidade do nosso portal de notícias.

Preencha o formulário desta página ou entre em contato através das opções descritas abaixo.