Publicado em 14/12/2009 às 22h17, atualizado 15/12/2009 às 14h31

DETRAN-BA detalha novas regras para 1ª habilitação

Por Ascom/DETRAN-BA

SALVADOR - As novas regras estabelecidas pela resolução 285 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), que altera a carga horária dos cursos para a retirada da primeira habilitação (em vigor no dia 1º de janeiro de 2009) alavancaram a procura pelo serviço no ano passado.

Com as novas regras do Contran, o condutor passou a ficar mais tempo nos Centros de Formação de Condutores (CFCs). A carga horária do curso teórico teve um salto de 30 horas aula para 45 horas aula e de direção veicular, de 15 horas aula para 20 horas aula; a realização do curso de direção para motocicleta passou a ser permitida em via pública; todos os candidatos agora podem realizar a prática de direção veicular em condições climáticas adversas como, por exemplo, na chuva, nevoeiro ou noite, dentre outras mudanças.

Foto: Divulgação/Detran-BA 
Candidato faz baliza na sede do DETRAN-BA da Ribeira, Salvador
Só na capital, o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) disponibilizou cerca de 3.200 senhas por dia para a compra do laudo, em sua sede e nos postos do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC). A grande procura totalizou na Bahia, só em dezembro de 2008, mais de 68 mil aberturas do serviço.

Já prevendo o aumento dessa demanda, o DETRAN na época triplicou o número de atendentes na sede do órgão, ampliando a oferta do documento e para minimizar ainda mais os efeitos da procura de última hora, o órgão também realizou plantão especial aos finais de semana.

Após um ano, período de vencimento do laudo, o DETRAN encontrou inesperadamente mais um grande desafio: mais de 50% das pessoas que abriram o serviço em dezembro de 2008 só agora voltaram a concluir as etapas para a obtenção da 1ª habilitação e deixaram para realizar a prova de direção veicular em cima da hora.

Para tentar reverter esse quadro e ajudar os futuros condutores a concluir o processo, o DETRAN-BA está realizando aos sábados (de 29 de novembro a 19 de dezembro de 2009) o Mutirão de Prova Prática. Durante esses dias, são recebidos na Ribeira (local da avaliação) mais de 400 candidatos.

Para participar do mutirão, o CFC deve entrar em contato com o DETRAN-BA, emitir os dados do aluno e agendar a prova. É importante ressaltar, que de segunda à sexta-feira, o DETRAN continua atendendo as pessoas que agendaram a prova anteriormente. O número de atendimento chega a 500/ dia.

Para o diretor geral Adriano Romariz esse procedimento está sendo realizado em consequência do número excessivo de laudos que foram vendidos em dezembro do ano passado. “Por conta do aumento da carga horária em 1º de janeiro deste ano, o DETRAN-BA distribuiu muitas senhas para suprir a grande procura pela compra do documento. Muitos laudos estão vencendo no próximo mês e quem deixou para última hora está correndo contra o tempo”, disse o diretor.

Aqueles que, por ventura, perderem o prazo vão ter que refazer todas as etapas do processo para retirada da 1ª habilitação, como exames clínicos e psicológicos, aulas e provas teóricas e práticas. Mais informações podem ser obtidas através do Call Center do DETRAN-BA pelo (71)  3535-0888.

 
AVISO: O conteúdo de cada comentário nesta página é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RADAR64 2007 - 2014

Mensagem enviada com sucesso!

Sua mensagem foi enviada ao RADAR 64 e responderemos a ela o mais breve possível.

O RADAR 64 agradece o contato,

Logo RADAR64

Caro visitante,

Nós do RADAR 64, disponibilizamos este canal de comunicação direto entre você e a nossa redação para atendê-lo da melhor forma possível.

Suas dúvidas, críticas e sugestões são elementos importantes para o aperfeiçoamento e qualidade do nosso portal de notícias.

Preencha o formulário desta página ou entre em contato através das opções descritas abaixo.