Erosão e desgaste de pilares comprometem ponte do rio Jequitinhonha

OAB pede de Dnit emita laudo técnico e faça reparos urgentes

Redação RADAR 64
Publicado em 27/11/2018 às 09h14
Foto: Internauta / RADAR 64 
Sinais de erosão na base da ponte, bem como de corrosão nos seus pilares, são evidentes

TEXTO SEGUE DEPOIS DA PUBLICIDADE
ITAPEBI - A subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Eunápolis pediu que o Dnit -Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes- faça uma imediata avaliação, com emissão de laudo técnico, a fim de atestar se existe risco iminente de desabamento da ponte do rio Jequitinhonha, na BR-101, no município de Itapebi.

TEXTO SEGUE DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em ofício protocolado segunda-feira (26), a Comissão de Meio Ambiente da OAB informou que a ponte encontra-se em estado de calamidade, devido à precariedade de sua estrutura. Os sinais de erosão na base da ponte, bem como de corrosão nos seus pilares, são evidentes.

Galeria de Fotos

De acordo com o presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB, Thiago Suaid, são necessárias medidas de reparo e mitigação, para que não haja maior exposição dos usuários a riscos.

TEXTO SEGUE DEPOIS DO ANÚNCIO
Milhares de veículos trafegam diariamente pela ponte de mais de 500 metros de extensão, inaugurada em 1962. Um possível desabamento ou interdição pode, ainda, representar sérios prejuízos para a economia, uma vez que a BR-101 é uma rodovia de interligação nacional.

Foto: Internauta / RADAR 64 
Milhares de veículos trafegam diariamente pela ponte de mais de 500 metros de extensão,

De acordo com especialistas, neste período de fortes chuvas a situação se agrava ainda mais, pois há aumento considerável de peso da estrutura da ponte.

O QUE DIZ O DNIT - No último sábado, em resposta a uma consulta feita pela Associação dos Engenheiros e Técnicos da Costa do Descobrimento (Associenge), o superintendente do Dnit da Bahia, Amaury Lima, afirmou que existe um projeto de recuperação da ponte.

"A diretoria do órgão já delegou competência para iniciarmos o processo licitatório. A tendência é que a concorrência pública seja aberta nos próximos dias, com escolha da empresa que vai realizar a obra", declarou.

Ele acrescentou que sabe que a ponte não tem problemas estruturais maiores, mas que entende que a situação é preocupante.

SIGA O RADAR 64

RADAR 64© - Todos os direitos reservados 2007 - 2018
Erosão e desgaste de pilares comprometem ponte do rio Jequitinhonha

AVISO IMPORTANTE

O conteúdo que você se dispõe a ver contém imagens fortes e que podem causar choque emocional. Esse conteúdo é dirigido especificamente para pessoas maiores de idade e que, segundo a legislação aplicável, tenham preparo psicológico para acessá-lo.

Fica terminantemente proibido o acesso a esse material por aqueles que não cumpram tais requisitos.

Clicando em FORTES, você declara expressamente que é maior de idade e tem plena capacidade para acessar esse material.

Caso você não atenda a algum dos requisitos anteriormente expostos fica obrigado a clicar em LIVRES ou no BOTÃO FECHAR [X] no canto superior desta janela.