Eunápolis amplia vacinação contra HPV e meningite C para meninos e meninas

Publicado em 17/03/2017 às 12h23
Por RADAR 64, com Ascom e Ministério da Saúde
Foto: Agência Brasil
Estudos mostram inclusão dos meninos contribui pra diminuição de alguns tipos de cânceres

Meninos de 12 a 13 anos já podem receber a vacina contra o vírus HPV pelo SUS em postos de vacinação em todo o município de Eunápolis. O anunciou foi feito pela Secretaria dda Saúde. Outra mudança é que meninas que chegaram aos 14 anos sem a vacina também poderão ser imunizadas.

ANÚNCIOS
Estudos feitos em outros países que já adotaram a vacinação de meninos mostram que a inclusão dos meninos contribui para a diminuição do câncer de colo do útero e vulva das mulheres, já que isso possibilita a diminuição da circulação do vírus na população, o que beneficia o público feminino.

Além disso, os próprios meninos serão beneficiados, já que a vacina protege contra câncer de pênis, garganta, ânus e verrugas genitais, problemas também relacionados ao vírus. O procedimento segue a recomendação de sociedades médicas brasileiras.

MENINGITE C

Todos os postos de saúde de Eunápolis também já estão vacinando meninos e meninas de 12 a 13 anos contra meningite C. Até 2016 essa imunização era oferecida apenas para crianças aos 3, 5 e 12 meses de idade. A meningite C é o subtipo mais frequente da doença, que é considerada grave e de rápida evolução.

PESSOAS COM HIV

A vacinação contra HPV também será estendida a homens que vivem com HIV entre 9 e 26 anos. Antes, só as mulheres com HIV desta faixa etária podiam se vacinar gratuitamente.

“No caso desse público, as pessoas soropositivas não precisam se dirigir ao posto de saúde, devendo ser atendidos no SAE/CTA que fica na Rua Sete de Setembro, no antigo prédio da Assistência Social”, como destacam as enfermeiras Kelly Rebouças e Ana Carolina Azevedo, técnicas da Vigilância Epidemiológica de Eunápolis.

Importante levar a Caderneta de Vacinação para atualização. Ela deve estar em dia, mesmo depois dos 50 anos.

 
AVISO: O conteúdo de cada comentário nesta página é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Leia termos de uso

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS