Aplicativo desenvolvido por eunapolitano ganha versão em inglês

Foto: RADAR 64
Por Redação RADAR 64
Publicado em 15/04/2014 às 10h52
Foto: RADAR 64
Pedro Paulo, no boxe onde apresentou o seu aplicativo durante a Febrat

Um aplicativo voltado para a segurança de redes, desenvolvido pelo estudante eunapolitano Pedro Paulo Silveira, 18 anos, do curso Técnico de Informática do IFBA, já tem 28 mil downloads e também está sendo pedido em outros idiomas por internautas de vários países.

O 'Manual Hacker' agrupa tutoriais, notícias, ferramentas e chat e é uma espécie de manual que ensina administradores de redes e usuários comuns a protegerem suas redes internas.

O aplicativo foi desenvolvido há um ano e enviado ao Google Play, loja de aplicativos do Android, que o aprovou e o disponibilizou para sua comunidade virtual.

Depois de disponibilizado na loja do Android, o aplicativo foi apresentado na 1ª Feira Brasileira dos Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas, a FEBRAT, realizada em novembro no Campus da UFMG, em Belo Horizonte, obtendo o 9º lugar entre 350 projetos de todo o país.

'Nessa feira científica, o Manual Hacker ficou conhecido pelos maiores analistas de sistema do Brasil. Gente que, a partir daí, passou a ter contato direto comigo. De lá para cá, ele foi alvo de comentários positivos em diversas publicações e sites de renome', comemora Pedro Paulo.

Outro coisa considerada positiva na feira foi o fato de Douglas Falcão, diretor de Popularização e Difusão de Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) haver elogiado o seu aplicativo (veja o vídeo aqui).

Uma das publicações que, de acordo com Pedro Paulo, fez comentários elogiosos ao seu aplicativo foi a de Raimundo Gerson, autor de um importante livro de segurança de sistemas no Brasil.

'A Febrat foi também muito importante para mim, em razão da troca de informações e experiências com desenvolvedores importantes, de outras regiões do país, além, é claro, de ter ficado entre os 10 melhores', comentou Pedro Paulo.

Como outro resultado positivo, o desenvolvedor do aplicativo diz que tem recebido pedidos de internautas de outros países, no sentido do seu software ser lançado com versões em outros idiomas. 'Já lancei uma versão em inglês. Agora, estou tentando fazer versões em outros idiomas', diz o desenvolvedor.

O aplicativo está disponível na loja Google Play, no endereço: http://goo.gl/pHSE4

ÚLTIMAS NOTÍCIAS