Tradicional gincana do IASC chega à 9ª edição reforçando a solidariedade

Atividade incentiva ainda a proatividade, liderança, laços de amizade e competição saudável

Por Maria Eduarda Toralles/RADAR 64
Publicado em 15/07/2017 às 09h25
Foto: Divulgação
Alimentos e roupas são doados a instituições de caridade da cidade

TEXTO SEGUE DEPOIS DO ANÚNCIO
ANÚNCIOS

EUNÁPOLIS - No próximo sábado (22 de julho), a Escola IASC, de Eunápolis, estará encerrando a 9ª edição da Gincana da Solidariedade. O evento é realizado a cada dois anos e, além de promover a integração e a competição saudável entre os alunos, busca incentivar a solidariedade, por meio da arrecadação de alimentos e de roupas que são doados a instituições de caridade da cidade.

Galeria de Fotos

Segundo o coordenador pedagógico da escola, Marcelo Abreu, uma das atividades da gincana instiga que as equipes consigam o maior número possível de doadores de sangue para o Hemocentro de Eunápolis. “Desta forma, além de incentivar uma competição, buscamos fazer com que os alunos também pensem no outro, desenvolvendo o sentimento de solidariedade”, ressaltou o coordenador.

TEXTO SEGUE DEPOIS DO ANÚNCIO
ANÚNCIOS
"A Gincana da Solidariedade é uma excelente oportunidade para os nossos filhos exercitarem um dos valores humanos mais importantes, que é ser solidário. Eles precisam aprender a ajudar, a colaborar e a cooperar uns com os outros para conseguir atingir um objetivo. Louvo a iniciativa do IASC, que ensina a ajudar os que necessitam, faz com que se sintam integrantes e desenvolvam sentimentos de pertencimento e cuidado com a comunidade", ressaltou Karla Maria Barros Freitas, mãe do estudante Bernardo Freitas, do 1º ano do Ensino Médio.

Foto: Gustavo Moreira / RADAR 64 
O coordenador pedagógico da escola, Marcelo Abreu

Responsável pelo setor de captação do Hemocentro de Eunápolis, Rainércia Sacramento disse que a Gincana da Solidariedade tem sido de fundamental importância para reforçar os estoques de bolsas de sangue. “A gincana tem nos ajudado a quebrar mitos sobre a doação e a inserir esse assunto no ambiente escolar, fazendo com que aumente o número de doadores”, comemorou Rainércia.

DOAÇÕES RESPONSÁVEIS - Marcelo explicou que antes do inicio da gincana, cada uma das equipes participantes indicam cinco instituições de caridade locais para receberem as doações. “A arrecadação de alimentos é feita de forma responsável, levando em consideração as necessidades destas instituições”, destacou ele, informando que em 2015, na 8ª edição da gincana, foi arrecadada uma tonelada de alimentos.

De acordo com ela, em 2015 os alunos do IASC conseguiram que mais de 580 pessoas fossem ao hemocentro para doar sangue. Esse ano, as doações incentivadas pela gincana serão feitas até o dia 22, mas já passam de 330 coletas.

Foto: Gustavo Moreira/RADAR 64
Rainércia Sacramento disse que a Gincana da Solidariedade tem sido de fundamental importância

Na terça (18) e na quarta-feira (19), em função do aumento de número de doadores com a gincana, o hemocentro estará funcionando em horário especial, das 13h às 20h30.

APRENDIZADOS E RECORDAÇÕES PARA TODA A VIDA - A ex-aluna Maria Gabriella Bonfim, de 26 anos, conta que a Gincana da Solidariedade fez parte da sua infância e adolescência. Hoje formada em Direito e morando nos Estados Unidos, Maria Gabriella destaca a importância que essa atividade teve na sua formação. “Ao mesmo tempo em que estávamos brincando, realizávamos projetos sociais, desenvolvendo a cidadania e reforçando laços de amizade que perduram até hoje”, destacou a ex-aluna.

Foto: Gustavo Moreira/RADAR 64
Quadro dos pontos de doações de sangue que cada equipe censeguiu

Ela lembra que no ano de 2005, quando tinha apenas 14 anos, foi líder de sua equipe na gincana. “Uma das minhas melhores amiga foi a vice-líder. No início, só pensávamos em ganhar e com esse objetivo tivemos que aprender a ser proativos e independentes. Lembro que conseguimos encher diversas salas da escola com alimentos e livros arrecadados para serem doados. Vencemos, mas na realidade, todas as equipes ganharam, pois, no final da competição, todos nós aprendemos que, independentemente da idade que tínhamos, nossas atitudes podem fazer uma grande diferença. A Gincana da Solidariedade é um daqueles eventos que, mesmo que já tenham passados muitos anos da minha última participação, ainda faz meu coração sorrir com lindas recordações", concluiu Maria Gabriella.

PÁGINA SEGUE DEPOIS DO ANÚNCIO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Tradicional Gincana do IASC

AVISO IMPORTANTE

O conteúdo que você se dispõe a ver contém imagens fortes e que podem causar choque emocional. Esse conteúdo é dirigido especificamente para pessoas maiores de idade e que, segundo a legislação aplicável, tenham preparo psicológico para acessá-lo.

Fica terminantemente proibido o acesso a esse material por aqueles que não cumpram tais requisitos.

Clicando em FORTES, você declara expressamente que é maior de idade e tem plena capacidade para acessar esse material.

Caso você não atenda a algum dos requisitos anteriormente expostos fica obrigado a clicar em LIVRES ou no BOTÃO FECHAR [X] no canto superior desta janela.