Ibmed inaugura moderna sala de vacina em Eunápolis

Na unidade são disponibilizadas vacinas de acordo com calendário de imunização

Redação RADAR 64
Publicado em 16/11/2018 às 19h06

TEXTO SEGUE DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTEÚDO PATROCINADO - O serviço de imunização vacinal passa a ser rotina no Ibmed, instituto de diagnósticos médicos, localizado na Avenida Paulino Mendes Lima, em frente ao INSS, no centro de Eunápolis. A Clínica de Vacinas do Ibmed foi liberada para funcionamento pela Vigilância Sanitária do município desde o dia 7 de novembro.

TEXTO SEGUE DEPOIS DA PUBLICIDADE

Atendendo de segunda a sexta-feira, a Clínica de Vacinas do Ibmed dispõe de moderna câmara fria para conservação de vacinas, com gerador próprio com autonomia de 48 horas em caso de interrupção da oferta de energia na localidade.

O espaço é destinado a qualquer tipo de paciente, com atenção especial para crianças e idosos. Na unidade são disponibilizadas as vacinas de acordo com o calendário de imunização do indivíduo.

Foto: RADAR 64 
Clínica de Vacinas do Ibmed dispõe de moderna câmara fria para conservação de vacinas

TEXTO SEGUE DEPOIS DO ANÚNCIO
O médico pediatra João Victor de Albuquerque alerta que o processo de imunização sistemático tende a reduzir a mortalidade e a morbidade daquelas doenças que podem ser prevenidas pelo processo de vacinação. 

CRIANÇAS COMO PRIORIDADE

De acordo com o pediatra, o serviço quer garantir a inserção de crianças à rotina de vacinação, uma vez que além de pertencerem a um determinado grupo de risco, elas também têm mais medo de sentir dor.

Para atrai-las, a Sala de Vacinas do Ibmed utiliza uma série de elementos lúdicos, desde a decoração com motivos infantis até a grande sensação do espaço, que é a introdução dos óculos 3D e o dispositivo sonoro chamado de Buzzy. Os dois equipamentos funcionam integrados, como explica o médico.

Os óculos 3D levam o paciente infantil para uma realidade virtual, aonde um vídeo com a historinha de um príncipe que salva uma princesa leva a criança a interagir com cada situação da tela. Cada toque no seu braço acontece de acordo com uma situação que ela está vendo no vídeo”, afirma o médico.

Foto: RADAR 64 
Sensação do espaço é a introdução dos óculos 3D e dispositivo sonoro chamado de Buzzy

Já o Buzzy, em formato de abelhinha, é um dispositivo sonoro, no tamanho da palma da mão, que usa a tecnologia CoolPuse e alia os benefícios da vibração em alta frequência com bolsas de gelo sobre o braço da criança, capaz de reduzir até 80% a sensação de dor", continua.

O uso desses recursos, segundo o médico, está comprovado cientificamente.

Vários estudos clínicos comprovaram que o ‘Buzzy’ diminui sensivelmente a dor da picada de agulhas. Portanto, essa é a dupla perfeita, que de forma lúdica é capaz de entreter a criança, minimizando a dor”, explica o especialista, lembrando que ainda tem o gel que resfria e adormece o local da picada.

CUIDADO COM IDOSOS

O serviço quer garantir ainda o cuidado específico com outro segmento do público, que são os idosos. Para esse tipo de paciente, destaca o especialista, uma das grandes vantagens da vacina não convencional, usada nas clínicas particulares, é que ela oferece proteção contra vários subtipos da mesma doença numa mesma aplicação ou dosagem.

Por exemplo, podemos citar uma vacina que é muito importante, que é a que protege contra a pneumonia. Temos aqui uma vacina chamada ‘Pneumo 23’, um imunizante capaz de proteger contra 23 subtipos da doença, oferecendo, de uma só vez, uma proteção mais ampla do que aquela oferecida pelas vacinas convencionais que atendem, no máximo, a 10 sorotipos diferentes”, destaca o médico.

Foto: RADAR 64 
Para as crianças, Sala de Vacinas do Ibmed utiliza uma série de elementos lúdicos

A vantagem adicional da vacina das clínicas privadas é seguramente a forma como são produzidas, conferindo, segundo Dr. João Victor, "mais benefícios aos pacientes, especialmente no que tange ao efeito colateral", acrescenta.

Sabidamente, as vacinas que a gente trabalha na rede particular, pela forma que elas são produzidas e pelo tipo de agente que elas contem, acabam produzindo um efeito colateral bem mínimo. Isso é muito importante porque muitas mães se preocupam muito com os efeitos colaterais que as vacinas provocam nos seus filhos”, assinala o médico.

Além disso, prossegue o Dr. João Victor de Albuquerque, as vacinas consorciadas, ou seja, as vacinas combinadas, podem evitar de três a quatro futuras aplicações.

SIGA O RADAR 64

RADAR 64© - Todos os direitos reservados 2007 - 2018