Publicado em 22/01/2008 às 01h03

Nordeste terá novo radar em Porto Seguro

Por Hilda Rodrigues

Foto: DivulgaçãoPORTO SEGURO - O Esquadrão Mangrulho (4º/1º GCC) iniciou, na segunda-feira da semana passada (14/01), a montagem de um radar transportável no Aeroporto de Porto Seguro.

Esse equipamento será usado no período de instalação de um novo radar destinado à região Nordeste e que substituirá o que existe atualmente ali.

O investimento faz parte do programa do Comando da Aeronáutica de modernização e atualização de radares do controle de tráfego aéreo no país.

O radar existente em Porto Seguro será substituindo por um novo equipamento primário e secundário (STAR 2000), dentro da política de desenvolvimento do sistema de tráfego aéreo do DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo).

O radar transportável do tipo TPS/B-34 do 4º/1º GCC que está sendo instalado no Aeroporto de Porto Seguro deve entrar em operação a partir do dia 31 de janeiro e ficará ativo por um período de três a seis meses, durante a instalação do novo equipamento.

Nesse período, o radar móvel irá auxiliar o CINDACTA III (Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo) no monitoramento de aeronaves civis e militares que partem do Sul, Sudeste e Centro-Oeste com destino ao Nordeste, além dos vôos internacionais.

O Quarto Esquadrão do 1º Grupo de Comunicação e Controle (4º/1º GCC) tem sua sede na cidade de Santa Maria, Rio grande do Sul, e é a Organização do Comando da Aeronáutica que tem por missão instalar, operar e manter equipamentos aerotransportáveis de controle e alarme aéreo, apoiando as necessidades de desdobramento da Força Aérea Brasileira na tarefa de defesa aeroespacial.

 
AVISO: O conteúdo de cada comentário nesta página é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RADAR64 2007 - 2014

Mensagem enviada com sucesso!

Sua mensagem foi enviada ao RADAR 64 e responderemos a ela o mais breve possível.

O RADAR 64 agradece o contato,

Logo RADAR64

Caro visitante,

Nós do RADAR 64, disponibilizamos este canal de comunicação direto entre você e a nossa redação para atendê-lo da melhor forma possível.

Suas dúvidas, críticas e sugestões são elementos importantes para o aperfeiçoamento e qualidade do nosso portal de notícias.

Preencha o formulário desta página ou entre em contato através das opções descritas abaixo.