Embasa diz que novo poço começa a operar antes do Carnaval em Arraial d'Ajuda

Medida foi anunciada após reportagem denunciando escassez de água

Redação RADAR 64
Publicado em 05/01/2019 às 11h41
Foto: RADAR 64  
Caminhão transportando água para abastecer casas e pousadas em Arraial d'Ajuda; cena comum durante a alta estação

TEXTO SEGUE DEPOIS DA PUBLICIDADE
PORTO SEGURO - Após reportagem do RADAR 64, denunciando a escassez de água no distrito de Arraial d'Ajuda, município de Porto Seguro, a Embasa se posicionou. Em nota enviada à Redação no fim da tarde de quinta-feira (04), um dia depois da publicação, a estatal baiana de água e saneamento informou que, em 31 de dezembro, houve problema em um dos poços que fornecem água para a localidade.

TEXTO SEGUE DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo a empresa, o poço voltou a operar no dia 1º de janeiro, mas como a demanda de água em Arraial d'Ajuda está muito elevada, devido ao aumento da população flutuante, o abastecimento ainda está sendo regularizado em alguns bairros, localizados em pontos mais distantes da rede distribuidora. "Diante disso, a Embasa está reforçando o fornecimento para esses locais", diz a nota.

No entanto, segundo a comunidade dos bairros mais afastados da região central, a falta de água vem ocorrendo já há muitos dias. A população diz que, em toda alta estação, a situação se repete. "O sistema de distribuição de água de Arraial d'Ajuda ficou obsoleto há muitos anos e precisa, urgentemente, ser ampliado, uma vez que todos sabem que o distrito recebe milhares de turistas do Brasil e do mundo no verão", afirmou a comerciante Maria Madalena Campos, moradora de um dos bairros afetados.

TEXTO SEGUE DEPOIS DO ANÚNCIO
A Embasa informou ainda ao RADAR 64 que está finalizando a perfuração de um novo poço para o sistema de Arraial d'Ajuda, previsto para entrar em operação antes do Carnaval.

Quanto à reclamação de um morador sobre a necessidade de bomba para elevar a água em seu imóvel, a empresa esclareceu que, conforme a Resolução 002/2017, da Agência Reguladora de Saneamento do Estado da Bahia (Agersa), é necessário, em imóveis de mais de um pavimento, reservatório inferior com bomba, para elevar a água para o reservatório superior e possibilitar o abastecimento dos demais andares.

SIGA O RADAR 64

RADAR 64© - Todos os direitos reservados 2007 - 2018