Parque Nacional do Descobrimento comemora 17 anos de criação

Unidade de conservação possui mais 21 hectares de Mata Atlântica

Redação RADAR 64
Publicado em 20/04/2016 às 18h18
Foto: ICMBio
Maior unidade de conservação do nordeste brasileiro possui mais 21 hectares de Mata Atlântica

Iniciaram nesta quarta-feira (20) as comemorações do 17º aniversário do Parque Nacional do Descobrimento (Parna do Descobrimento), no município de Prado, a visitação didática de escolas municipais do distrito de Guarani. A programação se estende até o próximo sábado, dia 23, com uma cavalgada pela estrada histórica.

Criada em 20 de abril de 1999, a maior unidade de conservação do nordeste brasileiro, o Parna do Descobrimento, conta com mais 21.200 hectares de Mata Atlântica e é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). “Agora que o plano de manejo do parque foi aprovado, aos poucos estamos implementando esse tipo de visitação”, destacou a chefe substituta do Parna, Carmem Barcelos.

Localizado no município de Prado, próximo ao rio Cahy, o Parna preserva, principalmente, exemplares de pau-brasil, onça pintada e harpia, Mutum-do-Sudeste e Papagaio-chauá que são espécies ameaçadas de extinção.

Importância da visitação - De acordo com Carmem, as escolas convidadas para participarem do primeiro dia de comemorações, nunca tinham ido até o Parque. “É importante às pessoas conhecerem o parque, porque a gente só ama e protege aquilo que conhece. É importante abraçarmos o parque”, destacou a chefe substituta do Parna, ao falar sobre a importância das atividades de visitação que estão sendo implementadas.

A programação de comemoração do 17º aniversário prossegue nesta quinta-feira (21), com uma caminhada e passeio ciclístico dentro da mata, por uma nova trilha, a partir das 7h e no sábado (23), com um passeio a cavalo pela estrada histórica. Mais informações pelo telefone (73) 3298 2233.

SIGA O RADAR 64

RADAR 64© - Todos os direitos reservados 2007 - 2018