PM forma mais 150 estudantes em programa de resistência às drogas

Integração entre família, escola e polícia é a base do Proerd

Redação RADAR 64
Publicado em 23/11/2018 às 21h32

TEXTO SEGUE DEPOIS DA PUBLICIDADE
EUNÁPOLIS - A integração entre família, escola e polícia é a base para o desenvolvimento do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd) desenvolvido pela Polícia Militar em vários municípios do país.

TEXTO SEGUE DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em Eunápolis, mais 151 crianças foram formadas neste último semestre. A cerimônia de entrega de certificados foi realizada na manhã desta sexta-feira (23), no auditório do IFBA. As escolas atendidas em 2018 foram Roberto Santos e Josaphat Marinho, da rede municipal e Cooeduc, instituição privada.

O objetivo do programa é orientar e prevenir, por meio de ações educacionais, quanto às consequências que as drogas podem causar na vida das pessoas. O Proerd consiste em disciplinas inseridas na grade das escolas participantes. O conteúdo é ministrado por policiais treinados.

Foto: Gustavo Moreira / RADAR 64 
Major Sandro Crispim

TEXTO SEGUE DEPOIS DO ANÚNCIO
Para o comandante da 7ª Companhia Independente de Polícia Militar, major Sandro Crispim, após a formação os alunos -do 1º ao sétimo ano do ensino fundamental- passam a ter um papel importante na sociedade.

"É a noção concreta do que é droga e o método eficaz de dizer não às diversas tentativas que a sociedade tem de cooptá-los. Essa é a mensagem mais clara. É a Polícia Militar, que sempre participou dos processos de afirmação nesta terra, dando um passo significativo para construir uma sociedade melhor", afirmou o major.

Durante o curso, os alunos participam de um concurso de redação, onde colocam as impressões sobre a experiência com as aulas do programa. Os autores dos seis melhores textos foram premiados.

Do 6º ao 4º colocados, foram entregues três bicicletas. Do 3º ao 2º, dois tabletes. Estudante da escola municipal Roberto Santos, Maiéli Barbosa, de 12 anos, ficou em primeiro lugar e ganhou um notebook.

Foto: Gustavo Moreira / RADAR 64 
Maiéli Barbosa, de 12 anos, ficou em primeiro lugar em concurso de redação e ganhou um notebook

"Eu coloquei o que acontece no dia a dia da gente. Esse Proerd me ajudou muito a descobrir coisas que eu não sabia e que vão fazer muita diferença na minha vida. É fácil para a pessoa entrar no mundo do crime, mas é difícil de sair. Aprendi que a gente tem que se interessar por aquilo que a gente crê", disse a aluna.

"O curso é de grande relevância. Só vem a somar. O aprendizado dos meninos foi excelente. Tivemos bons resultados. A produção de texto deles evoluiu muito", complementou a diretora da Escola Roberto Santos, professora IELITA PEREIRA.

O soldado Alonso Torres, instrutor do Proerd, disse que, além do conhecimento para resistir ao contato com as drogas, os alunos se tornam multiplicadores dessas informações para os colegas e para as famílias.

Foto:  Gustavo Moreira / RADAR 64 
Cerimônia de entrega de certificados foi realizada na manhã desta sexta-feira, no auditório do IFBA

"Todas as lições são voltadas para que eles tomem boas decisões em suas vidas. Não escolham caminhos errados e se sofrerem más influências, que saibam resistir às pressões e dizer não", frisou o policial.

A secretária municipal de Educação, Maureen Lacerda, destacou que o programa também é importante para conscientizar os pais sobre a importância deles na participação da vida escolar dos filhos.

"Tem sido um trabalho que a educação almejava que é essa parceria da Polícia Militar, dos órgãos institucionais, da sociedade, para que a gente possa trabalhar nossos alunos no sentido de ajudá-los, porque a própria família, hoje, já deixa essa falta, pois não é presente na escola. Tivemos aqui em torno de 150 crianças, deveríamos ter, ao menos, 30 pais. Mas isso, aos poucos, está sendo conscientizado", falou.

Como último ato, os estudantes fizeram juramento aos propósitos do Proerd e, em seguida, cantaram o hino do programa.

SIGA O RADAR 64

RADAR 64© - Todos os direitos reservados 2007 - 2018