Publicado em 24/07/2012 às 19h19, atualizado 25/07/2012 às 10h55

Polícia Civil informa que desarticulou quadrilha de pistoleiros

Por Ascom PC
Foto: Oziel Aragão/Portal Sul da Bahia
Preso foram apresentados nesta terça-feira pela polícia

ITABUNA - Com a prisão de Ovídio Santos Sampaio, a 6ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) de Itabuna informa que desmantelou um dos maiores esquemas de pistolagem já montados na região, o qual teria resultado na morte dez pessoas em apenas dois anos, em diversos municípios do interior do estado. Quatro supostos pistoleiros e dois mandantes já estão presos e oito armas foram apreendidas durante a operação, que teve desdobramentos no Espírito Santo.

Galeria de Fotos

De acordo com o titular da 6ª Coorpin e responsável pelas investigações, delegado Moisés Damasceno, Ovídio Santos Sampaio, preso pela Polícia Militar em Camacan, Reginaldo Amaral Santos, localizado em Porto Seguro, Wesley Ferreira Serafim, em Governador Lindemberg (ES), ambos presos por equipes da 6ª Coorpin, e Heverson de Jesus Sampaio, preso em Linhares (ES) pela Coordenação de Operações Especiais (COE) da Polícia Civil da Bahia, são apontados como autores da execução de pelo menos dez pessoas nos municípios de Santa Luzia, Camacan, Pau Brasil e Itapebi.

Até o momento foram apreendidas oito armas de fogo, duas no município de Barra de São Francisco (ES), cinco em Porto Seguro, no bairro Ubaldinão, e uma em São João do Panelinha, distrito de Camacan, esta última apreendida em poder de Ovídio. 

O suposto matador esteve preso por dez anos no Espírito Santo e chegou a cumprir parte da pena no Presídio de Segurança Máxima de Vitória. Naquele estado, ele estava usando o nome falso de Rosildo Souza Sampaio e, com o referido nome, responde por vários roubos e um homicídio.

Crimes de mando

Segundo o delegado, um dos mandantes, identificados no decorrer das investigações, o empresário Edivan Ribeiro Santana, contratou Ovídio e Reginaldo para assassinar sua esposa Kátia Cristina Lima dos Santos, morta com dois tiros na presença da mãe, de uma sobrinha e das filhas do casal, quando deixava um templo evangélico, em Camacan, na noite de 27 de dezembro de 2010. Kátia era casada com Edvan há 15 anos e após ter descoberto uma traição desejava se separar do marido.

Já o vereador de Pau Brasil, município distante 525 quilômetros de Salvador, Walderlins Pinheiro Matos, o “Pinho”, ainda conforme Damasceno, foi morto por Ovidio e Wesley, a mando de Marcos Santos Rocha. O crime teria sido motivado por uma dívida antiga. Marcos também já está preso pelo homicídio.

Segundo informou o delegado Moisés Damasceno, outras pessoas ainda podem ser presas no decorrer das investigações, entre elas um quinto pistoleiro, identificado como Genivaldo Oliveira dos Santos, o “Querido”, autor das mortes do também matador Agnailton Dias Miranda, o “Guito”, e de Auzenir Nery dos Santos, que havia contratado “Guito” para assassinar seu marido Arnaldo Cardoso da Silva. Genivaldo teria sido pago por Ailton Cardoso da Silva, para vingar a morte do irmão Arnaldo.

A operação que resultou na desarticulação da quadrilha contou com o apoio de equipes da COE, Polícias Civil e Militar do Espírito do Santo, nas cidades de Linhares, e Governador Lidemberg, respectivamente.

Vítimas

Em 10/06/2010 – homicídio de Arnaldo Cardoso da Silva, na zona rural de Santa Luzia. Autores: Ovídio Santos Sampaio e Agnailton Dias Miranda. Mandante: Auzenir Nery dos Santos (esposa da vítima).

Em 13/06/2010 – homicídio de Anilton Teófilo da Silva, na região do Pau Ferro, Camacan. Autores: Ovidio Santos Sampaio e Agnailton Dias Miranda (Guito). Mandantes: “Irmãos Vaz”. Motivação: morte de um adolescente pertencente há família Vaz, há mais de 20 anos.

Em 30/07/2010 – homicídio de Agnailton Dias Miranda (Guito), no distrito de Jacareci em Camacan. Autores: Genivaldo Oliveira dos Santos (Querido), pistoleiro de Jacareci. Suspeito de Mando: Ailton Cardoso das Silva (irmão de Arnaldo, morto em 10/06/2010). Motivação: Vingança pela morte de Arnaldo Cardoso da Silva.

Em 10/09/2010 – homicídio de Auzenir Nery dos Santos, na esquina da rua Marechal Castelo Branco com Rua Ilhéus, Santa Luzia. Suspeito: Genivaldo Oliveira dos Santos. Suspeito de Mando: Ailton Cardoso da Silva (irmão de Arnaldo) Motivação: Vingança pela morte de Arnaldo.

Em 11/09/2009 – homicídio de Joaldo Santana (Raimundo). Bairro São Jorge, Santa Luzia. Na ação dos pistoleiros ficaram feridos uma criança e um idoso. Suspeitos: Ovidio Santos Sampaio e Heverson de Jesus Sampaio.

Em 06/11/2010- homicídio de Nailton Santos dos Anjos (Feinho), na rua Marechal Castelo Branco, local conhecido como Morro, Santa Luzia. Autor: Heverson de Jesus Sampaio. Mandante: não houve crime de mando. Motivação: a vítima estava ameaçando entregar a quadrilha de pistoleiros.

Em 26/11/2010- homicídio de Mário Cesar Oliveira Barros. Autores: Ovidio Santos Sampaio e Heverson de Jesus Sampaio. Mandante: fazendeiro conhecido como Gilberto da região da “Via Bagó”.

Em 15/02/2011- Homicídio de Edilson Rodrigues da Silva (Dito) dentro de um ônibus, no município de Itapebi. Autor: Reginaldo Amaral Santos. Mandante: Ovidio Santos Sampaio. Motivação: a vítima era carcereiro de Santa Luzia e descobriu onde integrantes da quadrilha de pistolagem moravam.

 
AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.

Newsletter RADAR 64
Receba nossas notícias por e-mail
Aceito receber e-mails do RADAR 64 e parceiros
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Você já receberá nosso próximo envio.
Clique aqui se quiser cadastrar mais um e-mail.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RADAR64 2007 - 2014

Mensagem enviada com sucesso!

Sua mensagem foi enviada ao RADAR 64 e responderemos a ela o mais breve possível.

O RADAR 64 agradece o contato,

Logo RADAR64

Caro visitante,

Nós do RADAR 64, disponibilizamos este canal de comunicação direto entre você e a nossa redação para atendê-lo da melhor forma possível.

Suas dúvidas, críticas e sugestões são elementos importantes para o aperfeiçoamento e qualidade do nosso portal de notícias.

Preencha o formulário desta página ou entre em contato através das opções descritas abaixo.