Publicado em 01/02/2012 às 18h30, atualizado 03/02/2012 às 11h46

Praça do Colonial serve de moradia para cavalos

Por Hugo Santos

EUNÁPOLIS - Cavalos pastando na praça principal, lixos e entulhados em várias partes. Assim está a situação do Parque Colonial. Localizado na região central de Eunápolis, o bairro tem mais de mil habitantes. Segundo a presidente da associação de moradores, Rita Viana Guimarães, o lixo é recolhido apenas a cada três dias.

Galeria de Fotos

Ela denuncia que o bairro tem servido de lixão, pois pessoas vêm de outras partes despejarem lixo doméstico, entulhos de construção e até animais mortos no Colonial.

Nem o Parque Ecológico do Gravatá, que fica no entorno do bairro, escapa da poluição. Há muito detrito que pode demorar até 100 anos para se decompor.

Os equinos, alguns soltos no local por carroceiros, circulam livremente pelas ruas e devoram as plantas e gramas da praça, além das árvores frutíferas que a comunidade planta perto do parque. Esses animais, muitos com feridas e carrapatos, também representam um risco para a saúde pública.

Rita Viana informa que a associação já solicitou várias vezes o recolhimento dos animais pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), mas nunca foi atendida.

O OUTRO LADO - O diretor do Departamento de Limpeza, que é ligado à Secretaria de Infraestrutura da prefeitura de Eunápolis, Gilberto Porto, afirmou que ao contrário do que foi dito pela presidente da associação, o lixo é recolhido a cada dois dias.

De acordo com Gilberto, ainda este mês o recolhimento passará a ser diário e será feito à noite.

'Estamos aguardando apenas a distribuição dos panfletos à comunidade informando do novo horário da limpeza. Os panfletos ainda não saíram da gráfica', frisa.

A coordenadora do CCZ, Ellen Domiciano, declarou ao RADAR64 que uma equipe do órgão esteve no bairro em dezembro do ano passado para apreender os animais, atendendo denúncia dos moradores.

De acordo com ela, os donos dos animais, em sua maioria carroceiros, foram alertados e se comprometeram a levar os cavalos para um local adequado.

‘Vamos voltar ao bairro, juntamente com inspetores sanitários, e se os animais estiveram soltos vamos apreendê-los e notificar os donos', frisou Ellen.

PUBLICIDADE
 
AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.

Newsletter RADAR 64
Receba nossas notícias por e-mail
Aceito receber e-mails do RADAR 64 e parceiros
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Você já receberá nosso próximo envio.
Clique aqui se quiser cadastrar mais um e-mail.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RADAR64 2007 - 2014

Mensagem enviada com sucesso!

Sua mensagem foi enviada ao RADAR 64 e responderemos a ela o mais breve possível.

O RADAR 64 agradece o contato,

Logo RADAR64

Caro visitante,

Nós do RADAR 64, disponibilizamos este canal de comunicação direto entre você e a nossa redação para atendê-lo da melhor forma possível.

Suas dúvidas, críticas e sugestões são elementos importantes para o aperfeiçoamento e qualidade do nosso portal de notícias.

Preencha o formulário desta página ou entre em contato através das opções descritas abaixo.