Prefeitura e TRE-BA assinam convênio para acelerar cadastramento biométrico dos eleitores

Não cadastramento até dia 19 de dezembro acarretará na suspensão do título eleitoral

Por Maria Eduarda Toralles / RADAR 64
Publicado em 19/05/2017 às 16h29

ANÚNCIOS

EUNÁPOLIS - Foi assinado na manhã desta sexta-feira (19) um convênio entre a Prefeitura de Eunápolis e o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRA-BA) com o objetivo de agilizar o processo de cadastra biométrico de todos os eleitores do município. Segundo informações do TRE-BA, dos 77.501 eleitores de Eunápolis, apenas 13.558 (17,49%) já fizeram o cadastramento. A meta é recadastrar os 63.937 eleitores restantes até dezembro deste ano. 

Galeria de Fotos

A assinatura do convênio contou com a presença do presidente do TRE-BA, desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano; do prefeito de Eunápolis, Robério Oliveira; e do juiz da 203ª Zona Eleitoral, Roberto Freitas.

TEXTO SEGUE DEPOIS DO ANÚNCIO
ANÚNCIOS
De acordo com o convênio, a prefeitura cederá ao Cartório Eleitoral de Eunápolis 25 servidores que ajudarão no cadastramento. “É muito importante à assinatura desse convênio. São 25 jovens estagiários que atenderão cerca de 300 eleitores por dia”, destacou o juiz Roberto Freitas, solicitando ainda que os eleitores não deixem de ir o quanto antes ao cartório para que possam garantir o voto nas próximas eleições.

Foto: Gustavao Moreira / RADAR 64  
Ato de assinatura do convênio contou ainda com a presença de várias autoridades

“Os eleitores tem que garantir a participação nas próximas eleições, anda mais nesse momento que o país está passando. Ano que vem teremos a oportunidade de escolher um novo presidente”, ressaltou o juiz Roberto Freitas, lembrando que a partir das próximas só poderão votar os eleitores que fizeram o cadastramento biométrico e receberam o novo título eleitoral.

CONSEQUÊNCIAS - O desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano agradeceu o apoio da prefeitura, da Câmara de Vereadores e da população de Eunápolis por abraçarem o projeto da biometria. “A biometria ajudará a afastar qualquer possibilidade de dúvida nas eleições, garantindo mais segurança na hora de votar”,  salientou o desembargador.

Rotondano chamou a atenção para as implicações que os eleitores poderão enfrentar caso não façam o cadastramento biométrico. Além de terem o título eleitoral cancelado, não podendo votar nas próximas eleições, ficarão impossibilitados de receberem benefícios sociais, como, por exemplo, o Bolsa Família. “Minha maior preocupação é que pessoas possam deixar de receber benefícios do governo federal, caso não façam o recadastramento”, destacou o desembargador.

Foto: Gustavo Moreira / RADAR 64  
Juiz eleitoral Roberto Freitas e o promotor eleitoral, João Alves Neto

O prefeito de Eunápolis, Robério Oliveira, reforçou que a prefeitura, por meio de suas secretarias, principalmente de Educação e de Assistência Social, estará empenhada em informar os eleitores sobre a importância do recadastramento. “Haverá uma união em torno deste projeto. E já conversei com o juiz Roberto Freitas sobre a possibilidade de levarmos pontos de cadastramento aos bairros. Sei que o problema, nestes casos, são os pontos de internet, mas vamos buscar soluções para ajudar a acelerar o cadastramento”, garantiu o prefeito.

O ato de assinatura do convênio contou ainda com a presença do juiz Henrique Laraia; da secretária municipal de Educação, Mauren Lacerda; da secretária municipal de Assistência Social, Larissa Oliveira; do presidente da Câmara de Vereadores de Eunápolis, Paulo Brasil; do promotor de justiça, João Alves Neto; da procuradora do município, Priscila Barbalho; e do presidente da OAB/Subseção Eunápolis, Alex Ornelas. 

SERVIÇO - Atualmente, o cartório tem registrado média diária de 300 atendimentos relacionados à biometria. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Dúvidas e informações podem ser obtidas pelo site do TRE (www.tre-ba.jus.br) ou pelos números (73) 3261-5117 ou (73) 3261-7559.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura e TRE-BA assinam convênio para acelerar cadastramento biométrico dos eleitores

AVISO IMPORTANTE

O conteúdo que você se dispõe a ver contém imagens fortes e que podem causar choque emocional. Esse conteúdo é dirigido especificamente para pessoas maiores de idade e que, segundo a legislação aplicável, tenham preparo psicológico para acessá-lo.

Fica terminantemente proibido o acesso a esse material por aqueles que não cumpram tais requisitos.

Clicando em FORTES, você declara expressamente que é maior de idade e tem plena capacidade para acessar esse material.

Caso você não atenda a algum dos requisitos anteriormente expostos fica obrigado a clicar em LIVRES ou no BOTÃO FECHAR [X] no canto superior desta janela.