Produção científica das escolas estaduais é destaque na SBPC

68ª Reunião Anual da SBPC acontece até sábado, na Universidade Federal

Ascom/BA
Publicado em 06/07/2016 às 09h36

As produções científicas dos estudantes da rede estadual de ensino estão tendo destaque na 68ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontece até sábado (9), na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em Porto Seguro.

São 11 trabalhos desenvolvidos em sala de aula por meio do programa Ciência na Escola, da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, que visa estimular o estudo das Ciências e o protagonismo científico dos estudantes.

Foto: Emerson Santos
Projeto sobre a Lua e o comportamento das marés

Os projetos dos estudantes estão relacionados ao tema da SBPC que é ‘Sustentabilidade, tecnologia e integração social’. Gabriel Oliveira Brito, 18 anos e Gabriela Barbosa, 17, que cursam o 2º ano no Colégio Estadual Doutor Antônio Ricaldi, em Porto Seguro, estão expondo o projeto ‘A Lua e o comportamento das marés’, que trata da Física das marés.

“Este projeto nos despertou mais interesse pela investigação científica porque aprendemos na prática com a observação da natureza, pois, relacionamos a altura da maré oceânica com as posições e fases da lua”, diz o estudante. Gabriela Barbosa acrescenta: “a SBPC está sendo extremante rica porque é uma troca de conhecimento constante, pois, muitas pessoas param para saber informações da nossa pesquisa e isso é muito bom”, afirma.

Foto: Roberto Rodrigues
Estudantes desenvolveram um projeto sobre desengordurante natural

Pensando na sustentabilidade, as estudantes Rayane Gama, 17, e Izabele de Jesus, do 3º ano, do Centro Educacional Machado de Assis (CEMAS), em Teixeira de Freitas, desenvolveram um desengordurante natural. “Nosso desengordurante pode ser feito em casa com produtos simples como caldos de limão e laranja, água e bicarbonato de sódio com o objetivo de substituir produtos industrializados que poluem o meio ambiente”, destaca Izabele.

Já Rayane afirma que vai aproveitar ao máximo a SBPC. “É uma boa oportunidade para aprender coisas novas e está sendo muito estimulante participar de um evento grande como este”, comenta.

SIGA O RADAR 64

RADAR 64© - Todos os direitos reservados 2007 - 2018