Publicado em 17/09/2012 às 00h37

Veja quais recursos do iPhone 5 vão ou não funcionar no Brasil

Por Thiago Barros/Techtudo

SÃO PAULO - Afinal de contas, o iPhone 5 vai funcionar no Brasil? Depois de apresentarem seu sexto smartphone para a imprensa, nesta quarta-feira (12), a Apple deixou várias dúvidas na cabeça dos futuros donos de iPhone no Brasil. Dentre as perguntas mais comuns, a maioria se questionava sobre a compatibilidade do chip, a ausência de nanoSIMs à venda no Brasil, o fato de o padrão de 4G ser diferente aqui e o novo mapa do iPhone, que substituiu o Google Maps.

- 4G

A tecnologia não funcionará com a futura rede LTE brasileira, infelizmente. A razão disso é porque o chip 4G embutido no iPhone 5 foi feito para frequências de 700 a 2100 MhZ, disponíveis em boa parte do mundo. No Brasil, no entanto, a frequência escolhida para adoção da rede 4G é de 2,5 GHz, sendo, portanto, incompatível com a do novo aparelho da Apple.

Mas isso quer dizer, então, que o iPhone não vai ter Internet por aqui? Nada disso. Ele vai acessar a web normalmente, mas pela rede 3G (e 3G+), a mesma conexão móvel que já existe e vem sendo utilizada por outros dispositivos mobile. Por isso, se você quiser encomendar o iPhone 5 do exterior com algum amigo que esteja por lá ou vá viajar nos próximos dias, pode fazê-lo tranquilamente, desde que na versão GSM. Assim, ele funcionará sem problemas no Brasil, assim como o novo iPad.

- NanoSIM

Tudo o que foi dito sobre a compatibilidade do chip e da Internet super rápida do aparelho é verdade, mas nada disso impedirá quem quiser comprar um iPhone 5 e utilizá-lo tranquilamente por aqui. O problema dos chips será facilmente resolvido: todas as operadoras de telefonia do Brasil já falaram que lançarão o nanoSIM em breve. A Vivo, inclusive, afirmou que algumas lojas já terão o produto no próximo dia 15. Já a TIM relatou que o chip chega antes mesmo do smartphone. Portanto, não deve haver preocupação quanto isso.

- Mapas

Sabe aquelas funcionalidades sensacionais que a Apple apresentou no serviço de mapas do iOS 6? Se você está pensando em usa-las aqui no Brasil, esqueça. A empresa divulgou uma lista de quais países receberão as funções, e a gente não está nela. Ou seja: o Mapas brasileiro não terá construções em 3D.
O problema não é exclusivo para os usuários brasileiros. A visualização de mapas em 3D só funciona em algumas cidades dos EUA. Talvez, quem sabe, em algum próximo update...

- Trânsito

Seria bom, também, saber o melhor caminho para chegar a um lugar sem engarrafamentos, certo? O único problema é que continuaremos na vontade: as informações de trânsito em tempo real, também, não virão para cá. O serviço só vai rodar nos iPhones 5 de outros 23 países. Por aqui, nada.

- Navegação guiada

A opção de instruções por voz é talvez a grande decepção do Maps do iOS 6.0 para o Brasil. A funcionalidade é bem interessante e permite que os usuários busquem dados de direções para seus trajetos sem ter que tocar na tela. Este serviço vai funcionar em 56 outros países, como Botsuana, Namíbia e até a vizinha Argentina. No entanto, nem nesta lista incluíram as cidades brasileiras.

Ou seja, o novo serviço de mapas da Apple, pelo menos no Brasil, vai deixar bastante a desejar. Especialmente porque o Google Maps para Android faz reconhecimento de voz, oferece imagens do Street View e muito mais. Além disso, há também outras novidades do iPhone 5 que não pintarão no Brasil como a Internet 4G, integração com redes sociais pela Siri, nem informações de filmes ou reservas de restaurantes com comandos de voz.

- Siri e seus recursos

Siri continua sem saber falar português, e como se isso não bastasse, nenhum recurso legal apresentado durante a WWDC, em junho, e reapresentado no lançamento do iPhone 5 funcionará aqui no Brasil. Nada de resultados de jogos esportivos ou de consultar a programação dos cinemas perto de você, com apenas uma pergunta a Siri. Fotos e críticas de restaurantes, então, nem pensar.

A busca por indicações do Siri vai funcionar em somente 15 países. Já a possibilidade de se reservar mesas em restaurantes e cinemas só funciona em 10 deles. Como sempre, o Brasil não está em nenhuma dessas listas.

Vale lembrar que o gadget entra em pré-venda na sexta-feira (14) e começa a ser vendido em lojas físicas dos EUA no dia 21. No Brasil, espera-se que ele só chegue entre o fim de outubro e o início de novembro.

 

 
AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.

Newsletter RADAR 64
Receba nossas notícias por e-mail
Aceito receber e-mails do RADAR 64 e parceiros
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Você já receberá nosso próximo envio.
Clique aqui se quiser cadastrar mais um e-mail.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RADAR64 2007 - 2014

Mensagem enviada com sucesso!

Sua mensagem foi enviada ao RADAR 64 e responderemos a ela o mais breve possível.

O RADAR 64 agradece o contato,

Logo RADAR64

Caro visitante,

Nós do RADAR 64, disponibilizamos este canal de comunicação direto entre você e a nossa redação para atendê-lo da melhor forma possível.

Suas dúvidas, críticas e sugestões são elementos importantes para o aperfeiçoamento e qualidade do nosso portal de notícias.

Preencha o formulário desta página ou entre em contato através das opções descritas abaixo.