Publicado em 19/05/2009 às 21h24, atualizado 20/05/2009 às 15h03

20 presos são transferidos para Teixeira de Freitas

Por Jornal do Sol

Presos transferidos em Porto Seguro
Foto: Jornal do Sol
PORTO SEGURO - Após mais uma das inúmeras tentativas de rebelião no Complexo Policial de Porto Seguro, 20 presos foram transferidos, sob protestos, na manhã dessa terça-feira (19), para o presídio de Teixeira de Freitas.

A operação foi acompanhada pelo coordenador regional da Polícia Civil, Evy Paternostro, pelo delegado Renato Ribeiro e por policiais civis e militares. “Na verdade, desde a rebelião de abril de 2008 que esta unidade não está oferecendo segurança”, disse o coordenador.

Segundo o delegado Renato Ribeiro, a transferência foi uma determinação do próprio Tribunal de Justiça da Bahia, cujo coordenador conheceu pessoalmente as precárias condições da carceragem, totalmente destruída pelos presos durante a rebelião de 2008.

Até o dia 18, quando houve mais um tentativa de fuga e rebelião, o complexo policial abrigava 120 presos, enquanto a capacidade era para 38. “Do jeito que está esse prédio, não é possível manter nem 25 presos nesse local”, enfatizou o delegado.

De acordo com o coordenador Evy Patesnostro, todos os demais detentos também serão transferidos. “Será avaliado em qual sistema prisional tem vaga para receber esses presos”, informou, acrescentando que após a saída de todos a expectativa é que o complexo seja reformado. 

“Sabemos que o sistema carcerário é irrecuperável. Os crimes deixam de ser investigados por falta de contingente; existem presos cumprindo penas brandas junto com detentos de alta periculosidade; não temos um presídio, um sistema carcerário onde os presos possam trabalhar”, avaliou o agente Luis David Bernardo, da Delegacia Especial de Direitos Humanos, que acompanhou a operação. Os presos foram colocados dentro de um ônibus e saíram xingando e proferindo palavrões contra os policiais. Do lado de fora, muitos curiosos acompanharam o embarque e a saída dos detentos.

 

PUBLICIDADE
 
AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.

Newsletter RADAR 64
Receba nossas notícias por e-mail
Aceito receber e-mails do RADAR 64 e parceiros
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Você já receberá nosso próximo envio.
Clique aqui se quiser cadastrar mais um e-mail.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RADAR64 2007 - 2014

Notícias Relacionadas

Mensagem enviada com sucesso!

Sua mensagem foi enviada ao RADAR 64 e responderemos a ela o mais breve possível.

O RADAR 64 agradece o contato,

Logo RADAR64

Caro visitante,

Nós do RADAR 64, disponibilizamos este canal de comunicação direto entre você e a nossa redação para atendê-lo da melhor forma possível.

Suas dúvidas, críticas e sugestões são elementos importantes para o aperfeiçoamento e qualidade do nosso portal de notícias.

Preencha o formulário desta página ou entre em contato através das opções descritas abaixo.