Valorização cultural é o foco dos 9º Jogos Indígenas Pataxó

Publicado em 16/02/2017 às 14h58
Por Redação RADAR 64
Foto: Divulgação
Jogos serão disputados a partir do dia 19 de abril - Dia do Índio

ANÚNCIOS

O lançamento oficial da 9ª edição dos Jogos Indígenas Pataxó foi realizado na manhã de quarta-feira (15), na Reserva da Jaqueira, em Porto Seguro. O ator Jayme Periard, que interpretou recentemente o personagem Osório, na novela Escrava Mãe, da Record TV, foi convidado para ser o padrinho dos jogos.

Galeria de Fotos


Ele falou da honra e emoção de participar da festa esportiva e cultural, que remete às raízes dos povos brasileiros e precisa ser valorizada e preservada, apresentada ao mundo por conta de sua beleza e riqueza. Periard ressaltou que estar com os “irmãos índios” é sempre um grande aprendizado.

Foto: Divulgação
Ator Jayme Periard é o padrinho dos jogos

Participando dos ritos, o ator recebeu presentes tradicionais, como cocar, colares, vestimentas típicas da etnia, pintura e ainda teve o corpo purificado com dança e fumaça aromática da amescla - árvore nativa da mata atlântica.

No ato de abertura, Jayme Periard recebeu da índia mais idosa da aldeia, Taquara, de 92 anos, o puhuy akuâ, uma flecha, repassada a um guerreiro que a lançou em chamas no campo, concluindo a cerimônia.

Foto: Divulgação
Jogos envolvem 20 equipes Pataxó e etnias convidadas

Os jogos serão disputados a partir do dia 19 de abril - Dia do Índio, na arena Boca da Barra, envolvendo 20 equipes Pataxó e etnias convidadas. Ao todo serão 12 modalidades esportivas oficiais e demonstrações de outras tradicionais.

A programação de abertura dos jogos contou com pronunciamentos dos caciques Karajá e do anfitrião Siatã, além do coordenador geral dos jogos e superintendente Municipal de Assuntos Indígenas, Juari Pataxó, do secretário de Governo, Erivaldo Santos, que representou a prefeita Cláudia Oliveira, bem como de parentes indígenas de oito aldeias situadas na Costa do Descobrimento, autoridades políticas, representantes de entidades, pessoas da comunidade e turistas.

 
AVISO: O conteúdo de cada comentário nesta página é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Leia termos de uso

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.

Valorização cultural é o foco dos 9º Jogos Indígenas Pataxó

AVISO IMPORTANTE

O conteúdo que você se dispõe a ver contém imagens fortes e que podem causar choque emocional. Esse conteúdo é dirigido especificamente para pessoas maiores de idade e que, segundo a legislação aplicável, tenham preparo psicológico para acessá-lo.

Fica terminantemente proibido o acesso a esse material por aqueles que não cumpram tais requisitos.

Clicando em FORTES, você declara expressamente que é maior de idade e tem plena capacidade para acessar esse material.

Caso você não atenda a algum dos requisitos anteriormente expostos fica obrigado a clicar em LIVRES ou no BOTÃO FECHAR [X] no canto superior desta janela.