Valorização cultural é o foco dos 9º Jogos Indígenas Pataxó

Lançamento contou com participação do ator Jayme Periard, padrinho dos jogos

Por Redação RADAR 64
Publicado em 16/02/2017 às 14h58
Foto: Divulgação
Jogos serão disputados a partir do dia 19 de abril - Dia do Índio

O lançamento oficial da 9ª edição dos Jogos Indígenas Pataxó foi realizado na manhã de quarta-feira (15), na Reserva da Jaqueira, em Porto Seguro. O ator Jayme Periard, que interpretou recentemente o personagem Osório, na novela Escrava Mãe, da Record TV, foi convidado para ser o padrinho dos jogos.

Galeria de Fotos

Ele falou da honra e emoção de participar da festa esportiva e cultural, que remete às raízes dos povos brasileiros e precisa ser valorizada e preservada, apresentada ao mundo por conta de sua beleza e riqueza. Periard ressaltou que estar com os “irmãos índios” é sempre um grande aprendizado.

Foto: Divulgação
Ator Jayme Periard é o padrinho dos jogos

Participando dos ritos, o ator recebeu presentes tradicionais, como cocar, colares, vestimentas típicas da etnia, pintura e ainda teve o corpo purificado com dança e fumaça aromática da amescla - árvore nativa da mata atlântica.

No ato de abertura, Jayme Periard recebeu da índia mais idosa da aldeia, Taquara, de 92 anos, o puhuy akuâ, uma flecha, repassada a um guerreiro que a lançou em chamas no campo, concluindo a cerimônia.

Foto: Divulgação
Jogos envolvem 20 equipes Pataxó e etnias convidadas

Os jogos serão disputados a partir do dia 19 de abril - Dia do Índio, na arena Boca da Barra, envolvendo 20 equipes Pataxó e etnias convidadas. Ao todo serão 12 modalidades esportivas oficiais e demonstrações de outras tradicionais.

A programação de abertura dos jogos contou com pronunciamentos dos caciques Karajá e do anfitrião Siatã, além do coordenador geral dos jogos e superintendente Municipal de Assuntos Indígenas, Juari Pataxó, do secretário de Governo, Erivaldo Santos, que representou a prefeita Cláudia Oliveira, bem como de parentes indígenas de oito aldeias situadas na Costa do Descobrimento, autoridades políticas, representantes de entidades, pessoas da comunidade e turistas.

PÁGINA SEGUE DEPOIS DO ANÚNCIO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Valorização cultural é o foco dos 9º Jogos Indígenas Pataxó

AVISO IMPORTANTE

O conteúdo que você se dispõe a ver contém imagens fortes e que podem causar choque emocional. Esse conteúdo é dirigido especificamente para pessoas maiores de idade e que, segundo a legislação aplicável, tenham preparo psicológico para acessá-lo.

Fica terminantemente proibido o acesso a esse material por aqueles que não cumpram tais requisitos.

Clicando em FORTES, você declara expressamente que é maior de idade e tem plena capacidade para acessar esse material.

Caso você não atenda a algum dos requisitos anteriormente expostos fica obrigado a clicar em LIVRES ou no BOTÃO FECHAR [X] no canto superior desta janela.