Publicado em 08/06/2012 às 11h08, atualizado 09/06/2012 às 23h21

Dois vereadores de Belmonte perdem cargo por desfiliação sem justa causa

Por MPF/BA

SALVADOR - O Tribunal Regional Eleitoral na Bahia (TRE/BA) decretou a perda do cargo de seis vereadores de municípios baianos por desfiliação sem justa causa. Perderam o cargo o vereador de Ilhéus, Valmir Freitas do Nascimento, de Itanagra, Luciano Rangel Batista de Oliveira, de Maetinga, Abenídio Lopes de Almeida, de Belmonte, Hindenburgo Ramos da Paixão e Carlos Simões Cruz Neto e de Ibicaraí, José Elias de Souza Barros. As ações foram ajuizadas pela Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE/BA) e julgadas pelo TRE/BA nas últimas duas semanas de maio.

Foto: Oxarope
Câmara de Belmonte: Vereadores Hindenburgo Ramos da Paixão e Carlos Simões Cruz Neto perderam o cargo

O político da Câmara Legislativa de Ilhéus saiu do Partido Progressista (PP) para entrar no Partido dos Trabalhadores (PT); o de Itanagra desfiliou-se do Democratas (DEM) para ingressar no Partido da República (PR); o de Maetinga saiu do DEM para filiar-se ao Partido Democrático Trabalhista (PDT) e o de Ibicaraí deixou o Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) para filiar-se ao Partido Social Democrata Cristão (PSDC). Já os vereadores de Belmonte, Hindenburgo Ramos da Paixão saiu do Partido da Mobilização Nacional (PMN) para ingressar no Partido Progressista (PP) e Carlos Simões Cruz Neto deixou o Partido Social Liberal (PSL) para ingressar nos quadros do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).

Entre os motivos alegados pelos vereadores para a desfiliação incluem-se justificativas como grave discriminação pessoal; perseguição política do partido ao qual elegeu-se; nunca terem sido convidados a participar das reuniões da agremiação, por conta de discordar de algumas iniciativas administrativas; supressão do direito de votar e de ser votado na escolha da Comissão Executiva Municipal e receio de não obter legenda para as eleições deste ano. Alguns candidatos também alegaram que os próprios partidos teriam concordado com sua saída dos quadros da agremiação.

No entanto, o entendimento da PRE acolhido pelo tribunal é que as situações levantadas por cada um dos candidatos como fatores para a desfiliação não encontram respaldo legal. Além do mais, na Resolução do Tribunal Superior Eleitoral nº 22.610/07 não consta “autorização de partido” como hipótese que justifique a desfiliação. De acordo com essa norma, os únicos critérios para desfiliação partidária por justa causa são a incorporação, fusão ou a criação de novo partido, a mudança (ou desvio) do ideário político em relação ao programa partidário ou grave discriminação pessoal. Para a PRE, não ficou comprovada a existência de nenhum dos critérios da resolução na desfiliação dos cinco candidatos.

Com a perda do cargo eletivo dos vereadores, as Câmaras Legislativas dos municípios de Itanagra, Maetinga, Belmonte e de Ibicaraí terão de empossar os respectivos suplentes dos partidos que os vereadores se desfiliaram.

 

PUBLICIDADE
 
AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.

Newsletter RADAR 64
Receba nossas notícias por e-mail
Aceito receber e-mails do RADAR 64 e parceiros
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Você já receberá nosso próximo envio.
Clique aqui se quiser cadastrar mais um e-mail.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RADAR64 2007 - 2014

Notícias Relacionadas

Mensagem enviada com sucesso!

Sua mensagem foi enviada ao RADAR 64 e responderemos a ela o mais breve possível.

O RADAR 64 agradece o contato,

Logo RADAR64

Caro visitante,

Nós do RADAR 64, disponibilizamos este canal de comunicação direto entre você e a nossa redação para atendê-lo da melhor forma possível.

Suas dúvidas, críticas e sugestões são elementos importantes para o aperfeiçoamento e qualidade do nosso portal de notícias.

Preencha o formulário desta página ou entre em contato através das opções descritas abaixo.