Mesmo com apreensões, animais seguem gerando acidentes o semianel viário

UVZ diz que só ano passado foram apreendidos 28 cavalos e burros

Redação RADAR 64
Publicado em 11/03/2020 às 10h53

PORTO SEGURO - Mais um acidente envolvendo animais foi registrado no semianel viário, rodovia que interliga a BR-367 e diversos bairros à orla norte de Porto Seguro.

Na noite de terça-feira (10), a pastora de uma igreja evangélica seguia de carro pela estrada, quando foi surpreendida por um cavalo que saiu do mato e invadiu a pista.

Com o impacto, o veículo ficou muito destruído, mas a religiosa e os três passageiros - o marido, a filha e uma amiga dela - não tiveram ferimentos graves. O animal não morreu.

Segundo a pastora, pouco tempo depois da colisão o dono do cavalo esteve no local e recolheu o animal. Ele ainda não foi identificado.

O QUE DIZ O UVZ - O diretor da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), o médico veterinário Paulo Lobo Filho, informou ao RADAR 64 que somente no ano passado foram apreendidos 28 cavalos e burros que ficam pastando na região do semianel viário.

De acordo com ele, depois das apreensões e da entrada em vigor de uma lei municipal que pune com mais rigor as pessoas que deixam animais perambulando pelas estradas, a quantidade de ocorrências vem diminuindo.

Foto: RADAR 64 
Muitas pessoas que não têm pasto ou curral soltam os animais para pastar às margens das estradas

Conforme o diretor, nos dois acidentes registrados este ano no semianel viário, um deles com morte, os animais estavam sendo montados por seus proprietários. 

Em caso de apreensão, o animal só pode ser retirado no prazo de 10 dias, mediante o pagamento de multa de R$ 100,00 e diárias. "Cada vez que houver reincidência, o valor da multa dobra", explica Paulo Lobo. Após este período, o animal passa a ser propriedade do município, que pode doá-lo.

A maioria das apreensões foi oriunda de denúncias anônimas, que podem ser feitas pelo telefone do UVZ: (73) 98802-3778.

SIGA O RADAR 64

RADAR 64© - Todos os direitos reservados 2007 - 2018