Anísio Teixeira faz uma análise multidisciplinar do carnaval

Em sala de aula alunos realizaram pesquisas e debates, iniciativa culminou com um baile

Redação RADAR 64
Publicado em 08/03/2019 às 10h03

Buscando, de forma interdisciplinar, a análise do carnaval, o Colégio Anísio Teixeira, em Eunápolis, realizou durante o mês de janeiro os projetos Carnaval no Anísio e Carnaval da Alegria, com as turmas do Ensino Fundamental I (EF I) e do Ensino Fundamental II (EF II) ao Ensino Médio (EM), respectivamente. A culminância destes projetos aconteceu na sexta-feira (01), com a realização de um alegre baile de carnaval na quadra do colégio.

De acordo com a coordenadora do Ensino Fundamental I, Taciana Carvalho, o carnaval é uma das mais tradicionais do mundo, que faz parte da vida dos brasileiros, desde que eles são crianças. “Com este projeto buscamos dar aos nossos alunos a oportunidade deles conhecerem o valor desta tradição na cultura no nosso povo”, ressaltou Taciana.

Com este objetivo, os alunos do 6º ano do EF ao 3º ano do EM participaram de atividades, em sala de aula, que os permitiram que eles estudassem sobre a história da origem e a evolução do carnaval até os dias atuais. “Falamos da origem do carnaval, nas ruas da Itália, com os teatros e da chegada da festa ao Brasil, por volta de 1750, com a vinda dos portugueses. A festa foi evoluindo ao longo dos anos, e hoje é comemorada com características diferentes, em cada região do país. Eles aprenderam sobre os carnavais de rua, samba, Frevo, escolas de samba e o carnaval em Salvador”, destacou a coordenadora.

ANÁLISE INTERDISCIPLINAR DA COMEMORAÇÃO - Já com os alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio a escola trabalhou, de forma interdisciplinar, o tema visando desenvolver uma nova visão da festa.

Foto: RADAR 64 
Coordenadora do Ensino Fundamental I, Taciana Carvalho: carnaval é uma das datas mais tradicionais do mundo

A coordenadora do Ensino Fundamental II, Claudia Heine, explicou que que o assunto foi abordado nas diferentes disciplinas permitindo uma análise mais aprofundada do tema. “Em matemática, por exemplo, trabalhamos com estatísticas; em ciências falamos dos cuidados com a saúde durante este período; em sociologia os alunos fizeram uma análise sobre as vantagens e desvantagens desta festa; em artes participaram de um concurso de máscara; e assim fomos analisando e debatendo todos os aspectos desta festa cultural”, revelou Claudia.

Foto: RADAR 64 
Coordenadora do Ensino Fundamental II, Claudia Heine: o assunto foi abordado nas diferentes disciplinas

DAS ESCOLAS DE SAMBA AOS BLOCOS DE CARNAVAL – Como culminância dos projetos os alunos participaram do baile de carnaval, promovido pelo Anísio Teixeira, na sexta-feira. Na comemoração puderam apresentar o que aprenderam na sala de aula. “Tem turma que fez um baile de máscaras, já outra decidiu fazer um bloco de carnaval estilo os que saem em Salvador, inclusive eles criaram uma réplica de um trio-elétrico”, contou a coordenadora do Ensino Fundamental II.  

SIGA O RADAR 64

RADAR 64© - Todos os direitos reservados 2007 - 2018