Programa Jovem Aprendiz oportuniza capacitação e experiência profissional

O programa é ótimo para jovens em busca de primeiro emprego

Maria Eduarda Toralles / RADAR 64
Publicado em 30/10/2018 às 11h08

Criado pelo Governo Federal em 2007, o programa Jovem Aprendiz possibilita que empresas cumpram requisitos legais e promovam, ao mesmo tempo, a formação de mão de obra qualificada.

Segundo dados do Centro Integrado Empresa Escola (CIEE), nos sete primeiros meses deste ano, houve, na Bahia, um crescimento de 21% desse tipo de contratação, em comparação ao mesmo período do ano passado.

Em Eunápolis, a Veracel Celulose é uma das empresas que integram o programa. Desde 2009, quando aderiu ao Jovem Aprendiz, a companhia do setor de celulose já beneficiou mais de 140 jovens da região, não só com a oportunidade do primeiro emprego, mas também com a oferta de um curso profissionalizante, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).  

Segundo a gerente de Desenvolvimento Humano Organizacional da Veracel, Dienane Brandão, é realizado um processo seletivo entre os jovens interessados em participarem do programa. Os aprovados assinam um contrato de trabalho por tempo determinado, o que lhes garante, além do salário, outros benefícios como os demais colaboradores.

Foto: Gustavo Moreira / RADAR 64 
Ícaro Pereira Ramos é um dos 30 jovens aprovados no último processo seletivo

Os 10 primeiros meses de contratação são cumpridos dentro da sala de aula, no curso profissionalizante de auxiliar de fabricação de fibra celulósica, realizado na sede no SENAI, em Eunápolis. Somente após a conclusão da parte teórica, os jovens começam a estagiar dentro das áreas administrativa, florestal ou industrial da empresa. “O nosso programa extrapola os programas comuns. Ele oferece um curso que, de fato, prepara esse jovem para uma carreira. Eles podem ser aproveitados em outras empresas do negócio de celulose, também. Então, é um olhar diferenciado para uma qualificação também diferenciada”, destacou Dienane.

Aos 19 anos, Ícaro Pereira Ramos é um dos 30 jovens aprovados no último processo seletivo do Jovem Aprendiz da Veracel, realizado em outubro do ano passado. Estagiando no laboratório de controle de qualidade da empresa, ele conta que o incentivo de sua mãe foi fundamental para que decidisse participar da seleção. “Hoje, os jovens têm dificuldade de entrar no mercado de trabalho, porque precisam de experiência para ter o primeiro emprego e, como não tem o primeiro emprego, não tem experiência. Com essa confiança que a Veracel nos deu, oferecendo uma base teórica e uma base prática, vou adquirir experiência ao longo do curso”, disse Ícaro.

Foto: Gustavo Moreira / RADAR 64  
Thamilis levou em consideração oportunidade de começar vida profissional em empresa multinacional

Já Thamilis Cruz Ribeiro, de 21 anos, que ingressou na mesma turma de Ícaro, está estagiando na área industrial. Ao se inscrever para o processo seletivo da Veracel, ela conta que levou em consideração a oportunidade de começar sua vida profissional em uma empresa multinacional, fato que, vai agregar mais valor a seu currículo. “Pretendo seguir nesta área. Atualmente, estou fazendo um curso técnico e, após a conclusão desse curso, pretendo fazer uma faculdade de engenharia para atuar neste setor”, destaca a jovem.

O coordenador da área onde Thamilis está estagiando, Estanislau Victor Zutausta, conta que começou sua vida profissional também como estagiário. Ele destaca que a experiência foi fundamental para que pudesse entender como funciona o processo industrial. 

Foto: Gustavo Moreira / RADAR 64  
Estanislau Victor Zutausta é o coordenador de processos da Veracel

“Eu diria que estes jovens sairão preparados para qualquer indústria. A indústria de celulose e papel é muito disciplinar. Têm vários itens em termos de manutenção, de várias disciplinas, elétrica, processos, mecânica, instrumentação, automação. Os nossos processos são muito ricos e muito didáticos. Eles estarão preparados para qualquer outra indústria”, concluiu Estanislau. 

SIGA O RADAR 64

RADAR 64© - Todos os direitos reservados 2007 - 2018