Biólogo consegue primeiro registro de ave rara na região

Excursão rendeu fotos de onça parda, macacos guigó, raposa e uma ave rara

Maria Eduarda Toralles / RADAR 64
Publicado em 22/08/2018 às 11h39
Foto: Marcelino Dias  
Pavó é uma espécie rara de ave; é primeiro registro fotográfico que se tem notícia no sul da Bahia

Uma aventura de dois amigos fotógrafos pelo Parque Nacional do Alto do Cariri, em Guaratinga, acabou rendendo o registro de dois animais ameaçados de extinção: o macaco guigó e a onça parda. Eles conseguiram ainda o primeiro registro, no Sul da Bahia, de uma espécie de ave rara, o pavó.

Segundo o biólogo e fotógrafo Marcelino Dias, a ideia inicial era ver a variedade de aves existentes na área de conservação para avaliar a possibilidade de incluir a região na rota dos observadores de aves. “Acabamos registrando 150 espécies de aves, entre elas o pavó”, comemorou Marcelino.

Foto: Reprodução 
Armadilha fotográfica também flagrou onça parda circulando pelo parque

Galeria de Fotos

Segundo o ornitólogo Caio Brito, da Brazil Birding Experts, é realmente muito raro o registro desta espécie de ave. “Nunca tinha visto esta ave aqui na região. Já fiz o registro dela em outras regiões do país, mas muito longe da Bahia”, informou Caio.

UMA ONÇA E UMA RAPOSA - Aproveitando que estava no parque, uma área de conservação que ainda não está aberta a visitação, o biólogo instalou uma armadilha fotográfica durante a noite, a cerca de 200 metros do local onde acamparam. “No outro dia, chegamos a levar um susto quando vimos a foto da onça e também de uma raposa”, contou ele.

Foto: Jaílson Souza 
Dois macacados guigó vistos no alto de árvore no Parque Nacional do Cariri

Já o registro dos dois macacos guigó foi feito pelo fotógrafo Jaílson Sousa, que já é conhecido pelos seus registros ambientais em matas preservadas da região. Jaílson foi o primeiro a avistar e fotografar os dois filhotes de harpia descobertos este ano em uma reserva particular em Porto Seguro.

SIGA O RADAR 64

RADAR 64© - Todos os direitos reservados 2007 - 2018
Biólogo consegue primeiro registro de ave rara na região

AVISO IMPORTANTE

O conteúdo que você se dispõe a ver contém imagens fortes e que podem causar choque emocional. Esse conteúdo é dirigido especificamente para pessoas maiores de idade e que, segundo a legislação aplicável, tenham preparo psicológico para acessá-lo.

Fica terminantemente proibido o acesso a esse material por aqueles que não cumpram tais requisitos.

Clicando em FORTES, você declara expressamente que é maior de idade e tem plena capacidade para acessar esse material.

Caso você não atenda a algum dos requisitos anteriormente expostos fica obrigado a clicar em LIVRES ou no BOTÃO FECHAR [X] no canto superior desta janela.