Hospital José Ramos Neto moderniza atendimento cirúrgico de alta e média complexidade

Hospitais mais modernos e inteligentes são, também, cada vez mais seguros e confiáveis

Redação RADAR 64
Publicado em 04/09/2019 às 18h35

EUNÁPOLIS - O Hospital Jose Ramos Neto, em Eunápolis, continua se modernizando para tornar-se referência em atendimento à saúde no extremo sul da Bahia e melhorar a eficiência da instituição tanto para os pacientes quanto para os funcionários.

Hospitais mais modernos e inteligentes são, também, cada vez mais seguros e confiáveis.

Pensando nisso, a aquisição de novos e modernos equipamentos para o Hospital está permitindo a redução do tempo das intervenções cirúrgicas que são realizadas atualmente.

Por outro lado, a instituição continua investindo na estrutura física, com vistas à duplicação da atual capacidade instalada.

Ainda no próximo ano de 2020 vão estar em funcionamento os módulos da Hemodinâmica Cardíaca, a UTI adulto e a UTI neonatal, além de um novo centro cirúrgico, com tecnologia de ponta, aumentando a quantidade de salas e a oferta de vários procedimentos cirúrgicos simultaneamente.

MODERNIZAÇÃO

Segundo o diretor-geral, Ramos Filho, “o conceito de modernização que vem sendo aplicado na instituição visa atrair para o município de Eunápolis maiores referências na área da saúde suplementar, na busca de equiparar a oferta de serviços aos grandes centros do interior baiano como Itabuna e Teixeira de Freitas”.

Foto: Gustavo Moreira / RADAR 64 
Diretor-geral, Ramos Filho: "Conceito visa atrair para Eunápolis maiores referências na área da saúde suplementar

“Pela nossa facilidade de localização e pela proximidade de um aeroporto, ao invés de mandarmos os nossos pacientes para fora do município, nós queremos trazer os de outros municípios para Eunápolis e fazer realmente referência em saúde. Por isso, começamos com uma ampliação estrutural, mas, no meio do processo, percebemos o crescimento do atendimento e a necessidade, também, de já começar a investir em novos equipamentos”, explicou o empresário.

Com o aumento da demanda foi preciso adquirir novos equipamentos com a mesma qualidade de outros já instalados no Hospital José Ramos Neto. A utilização de tecnologia aliada à medicina busca reduzir o tempo aplicado em cirurgias, principalmente às ortopédicas.

EQUIPAMENTOS

Foram adquiridos três equipamentos de última geração, dentre os quais um arco cirúrgico da empresa alemã ZIEHM Imaging, líder no mercado mundial, além de um novo aparelho de anestesia e ventilação de alto desempenho, podendo ser utilizado em pacientes com obesidade mórbida, pacientes pediátricos e neonatais.

Finalmente, na vanguarda do rastreio diagnóstico, foi adquirido o Ultrassom Portátil Sonosite, equipamento de uma empresa líder mundial na área de anestesia point-of-care.

Dentre as vantagens oferecidas por esses novos aparelhos estão mais recursos de imagens durante as cirurgias, melhorando a capacidade de visão e, por consequência, a precisão das incisões nas mais difíceis intervenções cirúrgicas, porque oferecem imagens dinâmicas e claras, atendendo a uma grande variedade de exigências clínicas.

ARCO CIRÚRGICO

De acordo com o ortopedista Hugo Serrado, “trata-se de um equipamento de Raios-X no qual é possível produzir imagens digitais, em tempo real, do campo que está sendo operado. Ou seja, é tipo uma radiografia dinâmica, em que, durante a cirurgia, conseguimos ver a manipulação do osso e o seu movimento”, resumiu”.

Foto: Gustavo Moreira / RADAR 64  
Arco cirúrgico da empresa alemã ZIEHM Imaging, líder no mercado mundial: melhora capacidade de visão e precisão das incisões

“Por meio desse intensificador de imagem é possível elaborar diagnósticos instantâneos, além de contribuir para reduzir o tempo das cirurgias, notadamente cirurgias ortopédicas, sendo a solução mais eficaz, atualmente, nos centros cirúrgicos mais avançados, apresentando resultado de excelência com baixa dose de radiação”, completou o especialista.

ULTRASSON SONOSITE

Por sua vez, o Ultrassom Portátil Sonosite, equipamento de uma empresa líder mundial na área de anestesia point-of-care, oferece benefícios como a visualização no ambiente de cuidados agudos, além de reduzir o tempo para fazer um diagnóstico preciso de imagem para o médico do paciente em leito.

Projetado para ser verdadeiramente portátil e usado nos ambientes mais exigentes, o Ultrassom Sonosite tem longa durabilidade e fácil controle de infecção. Este ultrassom, segundo o físico Isnard Barreto Paes, “oferece excelente resolução com nenhuma radiação e pode ser usado especialmente na área pulmonar”.

ACOLHIMENTO

Constituindo-se em um dos mais importantes investimentos na área de medicina hospitalar dos últimos anos em Eunápolis, o agora Hospital Dr. José Ramos Neto, que trocou de nome para homenagear o médico idealizador do projeto pioneiro em saúde no município, vem aprimorando o corpo clínico da unidade para fornecer ao paciente o melhor atendimento possível.

Foto: Gustavo Moreira / RADAR 64 
Hospital vem aprimorando corpo clínico pra fornecer ao paciente melhor atendimento possível

“Nossa intenção é tornar o ambiente hospitalar cada vez mais seguro e confiável para os pacientes”, enfatizou o diretor Ramos Filho.

“Buscamos formas inovadoras com o objetivo de atender ao paciente na nossa cidade, disponibilizando resoluções para os casos mais graves. Tudo isso faz parte do resgate histórico e cultural do legado do meu pai, o médico Jose Ramos Neto. A meta é fortalecer a estrutura que ele criou e eu não poderia devolver esta história de maneira diferente do que eu estou fazendo aqui por ele”, pontuou o empresário.

“Então, o que eu quero para minha cidade, realmente, é consolidar uma instituição hospitalar que possa acolher o paciente aqui mesmo em Eunápolis e mostrar a estrutura que ele (o médico José Ramos Neto) começou a desenvolver e foi quem deu início a todo esse projeto. Esse sonho que eu também estou sonhando, mesmo distante, mas junto com ele em pensamento”, finalizou.

SIGA O RADAR 64

RADAR 64© - Todos os direitos reservados 2007 - 2018