Lançado edital para obras de recuperação da ponte do Jequitinhonha

Estado da construção se tornou alvo de preocupação de moradores e motoristas

Rose Marie Galvão
Publicado em 15/02/2019 às 09h15
Foto: Arnaldo Alves / Itapebi Acontece 
Ponte sobre o rio Jequitinhonha precisa de reforço e será alargada, segundo Dnit

ITAPEBI - A Superintendência Regional do DNIT/Bahia (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) confirmou que o edital de licitação para contratação da empresa para execução dos serviços de recuperação, reforço e reabilitação da estrutura da Ponte sobre o Rio Jequitinhonha, em Itapebi, foi finalizado no dia 21 de janeiro. 

A licitação anunciada prevê a restauração do equipamento com a inclusão de um alargamento da via que passará a ter quase 13 metros até o acostamento.

O departamento agora aguarda o empenho solicitado à Diretoria do DNIT em Brasília para a assinatura do contrato com a empresa vencedora.

O edital da licitação também prevê intervenções em outras duas pontes localizadas no município de Itapebi: na Fazenda Lombardia e próximo ao entroncamento da BA-275. As obras devem custar quase R$ 15,2 milhões e serão executadas pela empresa AMS, a mesma responsável pela ponte metálica da cidade de Paulo Afonso, também na Bahia.

PREOCUPAÇÃO - O DNIT havia anunciado as reformas em novembro do ano passado após imagens do estado precário da estrutura ser divulgadas, causando grande repercussão e preocupação de moradores e motoristas, o que motivou ofícios encaminhados ao órgão por várias autoridades.

Foto: Arnaldo Alves / Itapebi Acontece 
Estado da construção se tornou alvo de preocupação de moradores e motoristas e motivou ofícios encaminhados ao Dnit

Na ocasião, os deputados Jânio Natal (Podemos) e Robinho (PP), preocupados com o perigo iminente para milhares de pessoas que atravessam a ponte todos os dias, foram recebidos, em audiência, pelo Superintendente do DNIT da Bahia e Sergipe, Amauri Souza Lima, solicitando providências.

Agora, os deputados comemoram a notícia que receberam do superintendente do DNIT, dando conta de que as obras de recuperação da ponte serão iniciadas brevemente pela construtora AMS, vencedora da licitação.

“A partir desse momento só depende do empenho, através do DNIT – Brasília, para a devida assinatura do contrato e o início dos serviços”, exultou Jânio Natal, um dos autores do pedido. “Agora, sim! Estamos felizes e aliviados, com esta grande notícia!”, festejou o deputado.

SIGA O RADAR 64

RADAR 64© - Todos os direitos reservados 2007 - 2018