Acidente causa vazamento de milhares de litros de óleo no Rio Buranhém

Moradores registraram grande quantidade do combustível no rio

Redação RADAR 64
Publicado em 08/01/2020 às 18h14

ITABELA - Moradores da localidade rural conhecida como “Defunto Lavado”, município de Itabela, registraram um afluente do Rio Buranhém sendo atingido por milhares de litros de óleo diesel na terça-feira (07). O combustível vazou de uma carreta-tanque depois de um tombamento no km 735 BR-101, naquele município, no domingo (05).

A população local ficou assustada com a coloração da água e chegou a confundir o combustível com sangue. O diesel é do tipo S500, conhecido também como “comum”, que apresenta uma pigmentação avermelhada e é utilizado como combustível para carros.

Galeria de Fotos

Segundo o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), o diesel atingiu apenas afluentes próximos ao local do acidente. “Fizemos limpeza da área atingida com mantas de absorção, barreiras de contenção e limpeza do solo contaminado”, explicou uma representante do órgão.

Foto: RADAR 64 
Orgão ambiental usou mantas de absorção e barreiras de contenção para evitar avanço do óleo

A limpeza da área onde vazaram cerca de 40 mil litros de diesel ocorreu na tarde de terça-feira (07) e reuniu técnicos do INEMA, Polícia Rodoviária Federal e funcionários de uma empresa de emergência química ambiental. O trecho da rodovia ficou completamente interditado por duas horas, gerando um grande engarrafamento.

O Inema ainda não concluiu um laudo com informações sobre os impactos que podem ser provocados pelo derramamento do óleo. Ainda não se sabe se peixes poderão ser contaminados pelo combustível ou se a área está interditada para banho.

SIGA O RADAR 64

RADAR 64© - Todos os direitos reservados 2007 - 2018
Acidente causa vazamento de milhares de litros de óleo no Rio Buranhém

AVISO IMPORTANTE

O conteúdo que você se dispõe a ver contém imagens fortes e que podem causar choque emocional. Esse conteúdo é dirigido especificamente para pessoas maiores de idade e que, segundo a legislação aplicável, tenham preparo psicológico para acessá-lo.

Fica terminantemente proibido o acesso a esse material por aqueles que não cumpram tais requisitos.

Clicando em FORTES, você declara expressamente que é maior de idade e tem plena capacidade para acessar esse material.

Caso você não atenda a algum dos requisitos anteriormente expostos fica obrigado a clicar em LIVRES ou no BOTÃO FECHAR [X] no canto superior desta janela.