Passeata marcará Dia de Conscientização do Autismo em Eunápolis em 30 de março

Participantes devem usar blusas brancas, com faixas e cartazes alusivas ao movimento

Redação RADAR 64
Publicado em 14/03/2019 às 10h54
Foto: Agência Brasil 
Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo é celebrado todo dia 2 de abril

Embora o Dia Mundial de Conscientização do Autismo seja o 2 de abril, cerca de 70 familiares e amigos de crianças e adolescentes autistas resolveram fazer uma passeata no próximo 30 de marco, um sábado, a partir das 8h30, em Eunápolis, pedindo mais respeito, solidariedade e o fim do preconceito com quem sofre este tipo de transtorno.

A caminhada tem o apoio do Grupo de Amigos dos Autistas de Eunápolis (AMAE) e deverá percorrer todo centro da cidade, saindo do início da Avenida Porto Seguro, próximo à BR-101, em direção à Praça da Bandeira, onde haverá distribuição de material informativo ao público e algumas falas.

Segundo a esteticista Daniele Silveira, que é mãe de uma criança autista, os participantes deverão estar usando blusas brancas, exibindo faixas e cartazes com frases alusivas ao movimento, balões nas cores branco e azul, que é a cor do movimento, e cantando músicas de apoio ao autismo.

PALESTRA - Na concentração, antes do início da passeata, um adolescente vai fazer uma preleção motivadora para todos os participantes do movimento.

Ele é estudante do 1º Ano do Ensino Médio no Instituto Federal da Bahia (IFBA-Eunápolis) e há 15 anos convive com esse transtorno. Sua participação no evento, segundo os organizadores, deve ajudar a demonstrar à sociedade que o autista pode ter uma convivência normal e que o autista não precisa viver escondido, como acontecia até 10 anos atrás.

“As famílias não podem ter vergonha. Ter um filho autista é viver em um mundo diferente. E viver em um mundo diferente é possível", disse Daniela Silveira.

O Grupo de Amigos dos Autistas de Eunápolis foi formado há pouco mais de um ano e já agrega familiares e amigos de autistas de regiões vizinhas, como Itabela e Vera Cruz, distrito de Porto Seguro.

SIGA O RADAR 64

RADAR 64© - Todos os direitos reservados 2007 - 2018