Povos indígenas protestam contra municipalização de saúde

Manifestação, segundo informações da polícia, provoca a interdição da rodovia

Redação RADAR 64
Publicado em 27/03/2019 às 10h35
Foto: Internauta / RADAR 64 
Indígenas querem que ministério reveja a decisão de extinguir a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai)

SANTA CRUZ CABRÁLIA - Cerca de mil índios pataxó de diversas aldeias estão concentrados na BR-367, em Coroa Vermelha, município de Santa Cruz Cabrália, desde o início da manhã desta quarta-feira (27).

A reivindicação dos índios é para que a saúde indígena continue sendo de responsabilidade do Governo Federal, através da Secretaria da Saúde Indígena (SESAI) e são contra a transferência da pasta para a administração dos municípios brasileiros.

Galeria de Fotos

A manifestação, segundo informações da polícia, provoca a interdição da rodovia, que liga as cidades de Santa Cruz Cabrália e Porto Seguro.

Segundo o cacique Siratã Pataxó, da Reserva da Jaqueira, o protesto ocorre em diversos estados do país, como forma de pressionar o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, a receber uma comissão indígena que está em Brasília há três dias. Eles querem que o ministério reveja a decisão de extinguir a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai). 

A polícia acompanha o protesto, que está sendo pacífico. Os índios estão permitindo a passagem de ambulâncias e veículos do governo federal.

Já no município de Itabela, estudantes e professores da escola indígena da Aldeia da Boca da Mata, que fica no Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal, suspenderam as aulas nesta manhã e circularam em torno da aldeia exibindo cartazes de protestos contra a medida do governo federal.

A previsão é que o protesto termine antes do meio-dia, quando está previsto o pronunciamento do ministro da saúde.

ENTENDA - No último dia 20, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, anunciou mudanças na estrutura da pasta que impactam diretamente as diversas etnias espalhadas pelo país.

A proposta que prevê a extinção da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), que passaria a atuar como um departamento, incorporando os serviços destinados às aldeias a uma nova Secretaria Nacional da Atenção Primária.

SIGA O RADAR 64

RADAR 64© - Todos os direitos reservados 2007 - 2018
Povos indígenas protestam contra municipalização de saúde

AVISO IMPORTANTE

O conteúdo que você se dispõe a ver contém imagens fortes e que podem causar choque emocional. Esse conteúdo é dirigido especificamente para pessoas maiores de idade e que, segundo a legislação aplicável, tenham preparo psicológico para acessá-lo.

Fica terminantemente proibido o acesso a esse material por aqueles que não cumpram tais requisitos.

Clicando em FORTES, você declara expressamente que é maior de idade e tem plena capacidade para acessar esse material.

Caso você não atenda a algum dos requisitos anteriormente expostos fica obrigado a clicar em LIVRES ou no BOTÃO FECHAR [X] no canto superior desta janela.