Professores indígenas recebem formação em Porto Seguro

Objetivo ampliar os conhecimentos dos educadores

Da ASCOM Secretaria da Educação Bahia
Publicado em 13/08/2019 às 08h50
Foto: Uenderson Charmosinho  
Formação reúne 130 professores indígenas em Porto Seguro

PORTO SEGURO - Com o objetivo de ampliar os conhecimentos dos educadores, a Secretaria da Educação do Estado, iniciou na segunda-feira (12), uma formação continuada para 130 professores indígenas das redes estadual e municipais de ensino de Porto Seguro. Também receberam a formação municípios baianos como Santa Cruz Cabrália, Prado, Belmonte e Itamaraju, a partir do regime de colaboração do estado com os municípios.

A formação está sendo ministrada por educadores da Fundação Getúlio Vargas (FGV), envolvendo indígenas de diferentes etnias, como Tupinambá, Pataxó e Guarani. A abertura foi realizada no Centro de Cultura de Porto Seguro, com a presença de caciques representantes das comunidades indígenas de Santa Cruz Cabrália e Porto Seguro.

Galeria de Fotos

Atualmente, cerca de 6.765 estudantes indígenas estão matriculados na rede estadual de ensino, em 27 escolas indígenas e 43 anexos, em todo o estado da Bahia, contemplando 16 etnias.

PROGRAMAÇÃO

A formação em Porto Seguro terá três módulos, nas datas de 12 a 16 de agosto; 9 a 13 de setembro; e 7 a 11 de outubro. A atividade também irá acontecer nos polos dos municípios de Itabuna e Paulo Afonso.

Serão discutidos temas relevantes e atuais para o processo de ensino e aprendizagem nas escolas indígenas, sendo fundamentada pelo fortalecimento do pertencimento étnico, valorização dos conhecimentos tradicionais indígenas, visões de mundo e acesso aos códigos, ciências e tecnologias da sociedade nacional.

SIGA O RADAR 64

RADAR 64© - Todos os direitos reservados 2007 - 2018
Professores indígenas recebem formação em Porto Seguro

AVISO IMPORTANTE

O conteúdo que você se dispõe a ver contém imagens fortes e que podem causar choque emocional. Esse conteúdo é dirigido especificamente para pessoas maiores de idade e que, segundo a legislação aplicável, tenham preparo psicológico para acessá-lo.

Fica terminantemente proibido o acesso a esse material por aqueles que não cumpram tais requisitos.

Clicando em FORTES, você declara expressamente que é maior de idade e tem plena capacidade para acessar esse material.

Caso você não atenda a algum dos requisitos anteriormente expostos fica obrigado a clicar em LIVRES ou no BOTÃO FECHAR [X] no canto superior desta janela.