Sipat reúne dois mil colaboradores pra falar sobre segurança e saúde na Veracel

Empresa está há mais de 650 dias sem registrar acidentes de trabalho sem afastamento

Marina Caldeira / RADAR 64
Publicado em 08/06/2019 às 11h48

EUNÁPOLIS - Com o tema “Seja você o autor de sua história”, mais de dois mil colaboradores da Veracel Celulose foram conscientizados sobre segurança e saúde durante a Semana Interna Prevenção a Acidentes de Trabalho (Sipat), que aconteceu de segunda (03) a sexta-feira (07).

“Durante essa semana, a gente teve circuito de massagem, circuito de saúde, nutricionista e diversas palestras focadas na questão da saúde física e emocional dos nossos colaboradores. E, por conta disso, a gente fez uma programação bem recheada de diversos palestrantes que puderam ressaltar bastante isso. Inclusive, hoje estamos fazendo 652 dias sem acidente de trabalho com perdas de tempo e é o momento que a gente tem de refletir as nossas práticas de segurança e reforçá-las”, destacou a presidente da Sipat, Cristiane Mendes de Melo.

O público que participou da semana de atividades especiais considerou importante a realização do evento para o desempenho no trabalho.

“Como é uma empresa de altos riscos, é importante estar sempre ciente de todos esses riscos e, principalmente, a prevenção de cada um deles. Esse é o principal foco, essa é a grande importância da Sipat, de todas as palestras que foram aqui feitas. As palestras são bem dinâmicas. A atenção que a Veracel tem e as outras empresas parceiras também, e principalmente esse momento descontraído, são bem legais”, comentou a jovem aprendiz Louise Tomé Almeida.

Foto: Gustavo Moreira / RADAR 64 
Simulador foi uma atrações da SIPAT em 2009

Um dos destaques da Sipat foi um simulador de direção, que possibilitava a percepção do motorista de como seria dirigir embriagado.

“Esse simulador veio de São Paulo, de uma empresa que a gente contratou lá e que trabalha só com simuladores. Você primeiro entra no veículo, faz um circuito que é como se fosse de direção defensiva, depois você coloca óculos que simulam que você está embriagado. Aí você repete o percurso e tem a oportunidade de ver como você dirige com os óculos e sem os óculos”, explicou a presidente da Sipat.

“Eu achei uma experiência muito importante, pois apesar de nunca ter dirigido alcoolizado, a gente pode ter noção do que é estar dirigindo alcoolizado. Então, para a gente está sempre se prevenindo a respeito da segurança no trânsito. É muito importante poder compartilhar isso aí com mais pessoas que não tiveram a oportunidade de estar fazendo um simulador desse”, avaliou o operador de máquinas João Batista Neto.

Foto: Gustavo Moreira / RADAR 64 
No Concurso de Paródias colaboradores criarem brincadeiras de músicas nacionais

O encerramento do evento, na tarde de sexta-feira (07), contou com a sexta edição do Concurso de Paródias, que incentiva os colaboradores a criarem brincadeiras de músicas nacionais com o tema segurança no trabalho. O resultado do concurso será divulgado na próxima segunda-feira (10).

 “Eu venci na edição de 2017, com paródia daquela musica ‘Trem Bala’, de Ana Vilela e na ocasião foi uma experiência muito boa, muito marcante e esse ano eu estou participando com a música Alma Gêmea, de Fábio Júnior, e a expectativa é boa, porém a concorrência é muito grande. A gente sabe que a cada ano que passa o grau de dificuldade aumenta e isso também aumenta a nossa responsabilidade. O frio na barriga é o mesmo, parece que nunca vou estar 100% à vontade. Isso mostra a grandeza do evento, que tem todo nosso respeito de transmitir a nossa mensagem por meio da arte, da música, no que diz respeito a segurança no trabalho”, contou o operador de máquinas Anderson Nascimento.

SIGA O RADAR 64

RADAR 64© - Todos os direitos reservados 2007 - 2018