ARRAIAL D'AJUDA: Tradicional festa religiosa completa 470 anos de celebração

Igreja é a primeira construída no Brasil dedicada à santa e foi erguida pelos jesuítas

Redação RADAR 64
Publicado em 16/08/2019 às 19h53
Foto:  Divulgação 
Multidão comemora 470 anos da romaria de N. Srª d´Ajuda

PORTO SEGURO - Mesmo com a chuva que caiu durante todo o dia, a praça Brigadeiro Eduardo Gomes ficou pequena para multidão de fiéis e romeiros que foi prestigiar, quinta-feira (15), a festa em homenagem à padroeira, Nossa Senhora dAjuda. A missa solene, que marcou os 470 anos de devoção à santa, foi conduzida pelo bispo diocesano Dom José Edson Santana de Oliveira e contou com a presença do reitor do santuário e coordenador da festa, padre Casemiro, da prefeita do município, Cláudia Oliveira, além de padres de diversas paróquias de Porto Seguro e outros municípios.

"São 470 anos de uma história, que começou com a chegada dos primeiros missionários jesuítas. Estamos aqui como herdeiros dessa história, dessa alegria, filhos verdadeiros dessa igreja una, católica e apostólica", disse o bispo. Em sua pregação, Dom Edson lembrou que o papa Francisco é um padre jesuíta e destacou os quatro princípios da fé católica – "Deus me ama", "Jesus Cristo me salva", "Jesus vive e é o Senhor" e "O Espírito Santo dignifica a nossa caminhada".

Galeria de Fotos

A igreja é a primeira construída no Brasil dedicada à santa. Foi erguida sobre uma rocha pelos jesuítas. A imagem de madeira está no local desde o século 16. Durante o ano milhares de pessoas visitam a igreja. No santuário tem um anexo denominado “banheiro da santa” onde os fiéis acreditam que há uma fonte de água milagrosa.

Foto: Divulgação 
Igreja é a primeira construída no Brasil dedicada à santa

"Como fiel a Deus e a Nossa Senhora, para mim é momento de fé, de recarregar as forças e pedir para minha família, para a cidade que eu administro, para toda a população, não só daqui, mas também para os romeiros que vêm todos os anos, para o Brasil e o mundo, que precisa muito de paz", disse a prefeita Cláudia Oliveira.

A prefeita ressaltou que as equipes são reforçadas com servidores da sede, para dar conta de setores como iluminação, limpeza pública, guarda municipal, organização do trânsito e saúde, com médicos e enfermeiros à disposição dos fiéis. envolve, para que as pessoas cheguem e saiam bem, levando boas lembranças da nossa cidade", frisou.

SIGA O RADAR 64

RADAR 64© - Todos os direitos reservados 2007 - 2018
ARRAIAL D'AJUDA: Tradicional festa religiosa completa 470 anos de celebração

AVISO IMPORTANTE

O conteúdo que você se dispõe a ver contém imagens fortes e que podem causar choque emocional. Esse conteúdo é dirigido especificamente para pessoas maiores de idade e que, segundo a legislação aplicável, tenham preparo psicológico para acessá-lo.

Fica terminantemente proibido o acesso a esse material por aqueles que não cumpram tais requisitos.

Clicando em FORTES, você declara expressamente que é maior de idade e tem plena capacidade para acessar esse material.

Caso você não atenda a algum dos requisitos anteriormente expostos fica obrigado a clicar em LIVRES ou no BOTÃO FECHAR [X] no canto superior desta janela.