Festival de Cinema de Trancoso faz apresentações itinerantes

Neste sábado, sessão está marcada para o Quadrado, com o filme 'Dominguinhos'

Redação RADAR 64
Publicado em 12/01/2019 às 08h11
Foto: Divulgação 
Neste sábado, sessão está marcada para o Quadrado, com o filme 'Dominguinhos'

Após o sucesso do Festival Internacional de Cinema de Trancoso, realizado entre os dias 21 e 24 de outubro de 2018, que exibiu à comunidade uma média de 50 filmes de curta e longa metragem na Casa das Festas do Povo de Trancoso e nas paredes do fundo da igreja, conquistando crítica positiva da imprensa nacional e apreciação dos moradores e turistas, a iniciativa é retomada neste mês de janeiro, em modalidade itinerante, a fim de fomentar em todo o município a arte cinematográfica.

Sob conceito e curadoria de Flávia Barbalho, o festival pretende também debater sobre cinema junto a diretores, produtores e atores, além de homenagear mulheres notáveis neste cenário que está transformando o cinema.

SESSÕES A CEU ABERTO - A comunidade de Arraial d'Ajuda foi a contemplada pela Mostra de Cinema no dia 5. "O Circo de Charles Chaplin" foi apresentando na Praça da Igreja Matriz de Nossa Senhora d'Ajuda, atraindo centenas de crianças, jovens e suas famílias que assistiram ao filme de longa-metragem.

Neste sábado (12), a sessão está marcada para o Quadrado de Trancoso, às 20h, onde o filme "Dominguinhos" será exibido e uma de suas diretoras, Mariana Aydar, será homenageada, recebendo um troféu entregue pela madrinha do projeto, a cantora Elba Ramalho. Além disso, haverá apresentações de artistas locais, diálogo sobre produção de cinema e o papel desta arte na atualidade.

As apresentações itinerantes também chegarão à Caraíva, no dia 26, com exibição do filme "A Festa de Margarette", de Renato Falcão, na praça em frente à Igreja Católica local.

IMPORTÂNCIA SOCIOCULTURAL - A Prefeitura de Porto Seguro, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Superintendência de Cultura, está apoiando a realização do projeto desde a sua abertura. "Acreditamos no crescimento do Festival de Cinema Internacional de Trancoso e esperamos que se torne mais um atrativo cultural em Porto Seguro, bem como, sirva como motivação a talentos e produção de arte", destaca o superintendente de Cultura, Heráclito Santana

Quem compartilha da mesma opinião é o secretário da pasta do Turismo, Paulo Cesar Magalhães. "A produção cultural é um forte atrativo para que recebamos visitantes e abrir nossas portas para projetos de arte e cultura significa retorno sociocultural e visibilidade para Porto Seguro", diz o secretário, frisando a importância social priorizada pela prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira.

SIGA O RADAR 64

RADAR 64© - Todos os direitos reservados 2007 - 2018