Vacina contra a gripe se esgota em poucas horas na cidade de Eunápolis

Primeira fase da campanha é direcionada a idosos e profissionais de saúde

Redação RADAR 64
Publicado em 23/03/2020 às 14h22
Foto: RADAR 64 
Procura foi tanta que primeiro lote chegou ao fim na manhã desta segunda

EUNÁPOLIS - Durou pouco tempo a campanha de vacinação contra a gripe em Eunápolis. Com a grande procura do público, o primeiro lote se esgotou ainda na manhã desta segunda-feira (23).

Segundo o secretário municipal de Saúde, Jairo Júnior, as 3.900 doses enviadas pelo governo do estado representam 36% do total necessário para a vacinação de todo público alvo desta primeira etapa, idosos e profissionais de saúde, que na cidade totalizam 10.900 pessoas.

O secretário explica que aqueles idosos e profissionais de saúde que não conseguiram se vacinar nesta segunda-feira, devem aguardar o envio do segundo lote de vacinação pelo Governo do Estado. “As vacinas são distribuídas aos municípios pelo Estado e todas as doses que recebemos foram aplicadas”, disse Jairo.

Este ano, o Ministério da Saúde mudou o início da campanha de abril para março, para proteger, de forma antecipada, os públicos prioritários contra os vírus mais comuns da gripe. A vacina contra influenza não tem eficácia contra o coronavírus, porém, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para coronavírus, já que os sintomas são parecidos. E, ainda, ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde.

A etapa seguinte da campanha terá início no dia 16 de abril com objetivo de vacinar doentes crônicos, professores (rede pública e privada) e profissionais das forças de segurança e salvamento. A última fase, que começa no dia 9 de maio, priorizará crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com 55 a 59 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência, povos indígenas, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

“Divulgaremos amplamente o dia que retornaremos com a vacinação, porém não há necessidade de aglomerações nos postos, pois todos serão vacinados”, finalizou o secretário de Saúde Eunápolis.

SIGA O RADAR 64

RADAR 64© - Todos os direitos reservados 2007 - 2018